2014/08/30

Roubar códigos PIN com câmaras térmicas


As câmaras térmicas são equipamentos bastante dispendiosos, mas ultimamente têm surgido projectos que visam tornar este tecnologia acessível a todos - e com essa facilidade de acesso surgem também as potenciais questões de segurança, como a utilização de câmaras térmicas para roubar códigos do Multibanco.

Muitas pessoas preocupam-se em esconder o teclado do terminal de pagamento quando estão a pagar uma compra numa loja, mas para uma câmara térmica isso não é problema. De forma discreta, a pessoa que estiver atrás de vocês na fila, poderá simplesmente tirar uma foto ao dito teclado, e ver claramente qual foi o código que digitaram. Dependendo da sensibilidade da câmara, poderão ver não só as teclas que carregaram, como também até mesmo a ordem por que o fizeram - com as teclas mais quentes a serem as mais recentes.

Curiosamente, este processo funciona melhor nas máquinas com teclas de plástico ou borracha do que nas caixas MB com teclas em metal, pois o metal dissipa mais rapidamente o calor e torna mais difícil descobrir em que teclas se carregaram - e dependendo da tecnologia da câmara utilizada, pode surgir igualmente como "reflectivo", dificultando a leitura.

Caso estejam desconfiados que alguém possa querer usar esta técnica convosco (estes sistemas de câmaras térmicas ainda não são assim tão comuns que tornem isto num problema "a sério"), podem optar por usar técnicas de "sabotagem térmica", como carregar noutras teclas depois de terem validado o vosso código, ou pousando a palma da mão sobre todas as teclas em simultâneo.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)