2014/08/30

Os "trolls" pseudo-científicos da vida real


É salutar que as pessoas questionem as "certezas" que lhes são apresentadas, e estejam dispostas a reconhecer quando lhes apresentam factos que comprovam que estão erradas, mas as batalhas científicas por vezes tornam-se em infelizes casos de autênticas "trollices" que se arrastam por décadas.

Hoje em dia a maioria das pessoas aceitará que vivemos num planeta de formato esférico, mas há alguns séculos atrás o tema da Terra Plana vs Terra Esférica era ainda assunto que causava imensos debates (mesmo se já várias pessoas tinham demonstrado a curvatura da Terra, centenas ou milhares de anos antes).

No século XIX Alfred Russel Wallace achou que seria boa ideia responder a um desafio publicado numa revista científica que prometia uma recompensa de 500 libras a quem demonstrasse que a Terra era redonda. Na altura havia outras pessoas a contrariar essa ideia, colocando-se em pontos afastados que deveriam ficar "fora de vista" devido à curvatura da Terra - mas esquecendo que as diferentes camadas de ar podem actuar como lentes que reflectem a luz, e que na verdade o que estavam a ver era, literalmente... uma miragem.

Wallace, tendo experiência como agrimensor, preparou uma experiência simples, colocando postes com discos de referência ao longo de um canal. Quando observados de uma ponte, tornar-se-ia aparente que o disco no ponto intermédio estaria mais alto, e que o disco mais afastado ficaria mais baixo, devido à curvatura da Terra.

E assim fez, com os resultados a serem comprovados pelo árbitro que supervisionava o desafio. Já o desafiante, John Hampden, resolveu insistir que aquilo que estava a ver comprova que a Terra era plana, ignorando por completo aquilo que estava à frente dos seus olhos e assegurado por todos (o árbitro chegou mesmo a contactar a empresa que fabricou o telescópio e equipamentos usados, para comprovar que todas as medições estavam efectivamente bem feitas, mas sem que nada conseguisse demover o indivíduo das suas convicções).

Hampden exigiu que Wallace devolvesse o dinheiro, e tudo poderia ter ficado por aqui... Mas não foi o caso. Hampden levou o caso a tribunal, dizendo que essas pessoas não tinham a capacidade para determinar se a Terra era plana ou não; e daí em diante, começou a perseguir continuamente Wallace, publicando artigos insultuosos e difamatórios sobre ele em diversas publicações.

Wallace tinha que recorrer aos tribunais para se proteger, mas assim que um caso terminava, Hampden voltava a fazer o mesmo, uma e outra vez, numa batalha que se prolongou por 21 anos e que só terminou com a sua morte; deixando Wallace praticamente falido à custa dos gastos com os processos.


Dá vontade de recordar a saudosa memória de Fernando Pessa e dizer: "E esta, hein?"


[do livro: Scientific Feuds: From Galileo to the Human Genome Project - via io9]

2 comentários:

  1. O maior mito da "terra plana" é mesmo o facto de acharmos que os nossos antepassados acreditariam que a terra era plana!

    """A noção de que durante a Idade Média haveria uma "crença na Terra plana" foi forjada no século XVIII, e ainda é uma visão popular entre não-especialistas. Por outro lado, medievalistas e historiadores da ciência atualmente concordam que essa é uma concepção falsa. Em suma, os poucos autores ocidentais do mundo antigo ou medieval que comprovadamente combateram a esfericidade da Terra foram exceção, eles eram geralmente ignorados ou tratados com pouca seriedade nos círculos intelectuais de sua época."""
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_plana

    Mais e melhor em http://en.wikipedia.org/wiki/Flat_Earth#Modern_period (fala lá do Wallace)

    ResponderEliminar
  2. Acrescento que o debate era sobre o tamanho da esfera, sendo esse o erro de Colombo.

    ResponderEliminar