2014/08/30

Imagination dá-te um "Super Raspberry Pi" MIPS gratuito



A Imagination Technologies poderá ser mais conhecida por ser a empresa responsável pelos chips PowerVR, mas a verdade é que a empresa é bastante mais abrangente que isso, tendo comprado a MIPS de forma a tornar-se num concorrente de peso no segmento mobile. E para tentar tornar esta plataforma num sucesso, está a tentar seguir a mesma técnica usada pelo Raspberry Pi.

Tal como hoje os ARM são dominantes nas plataformas mobile, noutros tempos tivemos os MIPS como CPUs bastante promissores que eram usados em máquinas super-potentes (para a época), como as estações gráficas da Silicon Graphics. Só que eventualmente a MIPS, já pertencendo à SGI, deixou de conseguir competir com a Intel e o seu "reinado" acabou. Curiosamente, em 2007 a MIPS ainda viria a comprar uma empresa Portuguesa - a Chipidea - mas que entretanto já foi novamente vendida a outra empresa.

Para tentar reaviver o interesse nos MIPS, a Imagination Technologies criou uma pequena placa de desenvolvimento que podemos considerar um "Super Raspberry Pi", o MIPS Creator CI20. Esta placa usa um CPU MIPS Ingenic JZ4780 dual-core a 1.2GHz acompanhado por um GPU PowerVR SGX540, 1GB de RAM DDR3, 8GB de Flash, cartão SD, Ethernet, WiFi N, BT 4.0, 2x USB (Host e OTG), HDMI, ficha para câmaras, e um vasto conjunto de I/O (SPI, I2C, IR, JTAG, GPIO, etc.).


Esta placa pode arrancar directamente de um sistema gravado na sua memória ou a partir de um cartão SD, estando disponíveis imagens com Debian, Gentoo, Arch, e outros Linux - em breve receberá também Android 4.4. Com suporte para OpenGL e OpenGL ES e aceleração de vídeo (decode e encode), este sistema torna-se altamente apetecível para servir como Media Center, e não só. Especialmente porque estava a ser oferecido gratuitamente a todos os interessados que se registassem no site e explicassem em que projecto o queriam utilizar.

... Como seria de esperar, a adesão foi de tal ordem que a Imagination Technologies teve que suspender a campanha (de que estavam à espera - oferecer algo gratuito na internet...) Agora resta-nos esperar que possa vir a ser disponibilizado por um preço competitivo face ao Raspberry Pi e ao BeagloBone Black, com os quais é feita uma comparação directa. (Só pelo facto de ter simultaneamente Ethernet, WiFi n, e BT 4.0, imagino que há houvesse bastantes interessados).



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)