2014/09/14

10 mitos erradamente perpetuados nos filmes


Já sabemos que não podemos acreditar em tudo o que vemos nos filmes, mas tirando todas aquelas situações obviamente irrealistas, continuam a haver muitas cenas frequentes que a maioria das pessoas poderá acreditar serem realistas. Aqui estão 10 delas que vos ajudarão a ficar mais bem informados...

Fico muito satisfeito em ver que o mito de alguém "explodir" se ficar exposto ao vácuo do espaço está nesta lista (sendo que ainda ontem abordamos essa questão), mas penso que está a faltar um dos clichés mais populares, de que um carro que cai por uma ribanceira abaixo (ou que simplesmente bate contra uma parede ou outro carro), explode imediatamente.

Ainda assim, é uma lista que conta com coisas bem populares, como as "cinturas de asteróides", tiros nas fechaduras, as armas com silenciadores, etc. O tipo de cultura geral ideal para estragarem a ilusão de qualquer filme quando os estiverem a ver com amigos... :)

5 comentários:

  1. 'Tá giro sim senhor. Mas há aí uma substância - a gasolina - que, com tanta coisa, até parece um produto inerte, mas está muito longe disso.

    O pessoal já viu álcool a arder para assar chouriços e petróleo iluminante que ardem pacificamente. A gasolina não, se houver um derrame e se pegar fogo num sítio pega fogo em todo o lado quase instantaneamente - e pode explodir se estiver confinada dentro de um contentor.

    Há uma certa tendência para fazer uma fogueira com o mato que se cortou à volta das casas. Não usem gasolina e - sobretudo, não fiquem com jerrican na mão que pode explodir. Tem havido casos de queimaduras muito graves.

    ResponderEliminar
  2. Um bocado complicado isto da gasolina.

    - Primeiro um vídeo para mostrar que não se deve brincar com a gasolina:
    https://m.youtube.com/watch?v=qgntjQMnYeM

    - Mas é um facto que os carros não explodem como nos filmes e convém saber isso para não ter receio de socorrer alguém de dentro de um carro em caso de acidente
    http://www.autocasion.com/actualidad/reportajes/120102/10-mitos-sobre-la-gasolina-verdadero-o-falso/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só a demonstrar que se a gasolina chegasse a um cigarro no chão, não se incendiaria.

      Quanto a ser perigosa, claro que é como qualquer combustível. Mas nesse aspecto até o álcool é mais perigoso e mais comum de existir em todas as casas.)

      Eliminar
    2. Era isso é que eu queria evitar, que se confundisse álcool com gasolina. Põe-se um pouco de álcool (é melhor aguardente) no porquinho de assar chouriços e com as devidas precauções pega-se-lhe fogo, sem problemas.

      Já com a gasolina é preciso extremo cuidado com chamas sobretudo quando possa haver concentração de gases. Que os carros não explodem como nos filmes é importante saber para não impedir o socorro, com as devidas precauções, em caso de acidente.

      Eliminar
  3. A realidade não é realista :)

    ResponderEliminar