2014/09/13

Quanto tempo se pode sobreviver no Espaço sem um fato de astronauta?


Muitos filmes de ficção científica criaram uma imagem do espaço em que um qualquer pequeno furo é suficiente para "sugar" um pobre humano (ou criatura alien) e onde ficar sem um fato espacial é suficiente para fazer o personagem inchar que nem um balão até estourar. Mas será realmente assim?

Quem estivesse habituado a ver isso teria ficado surpreendido com uma das cenas do clássico 2001 Odisseia no Espaço (se não viram, metam na lista para ver!) onde um dos astronautas, tendo-se esquecido do seu capacete, realiza uma arriscada manobra de passar de uma nave para a outra exposto ao vácuo do espaço. Muitos poderão achar que "era filme", mas a verdade é que é perfeitamente possível e verosímil, como se explica no vídeo que se segue.

Graças a testes com animais (pobres animais) e também devido a alguns acidentes, sabe-se que uma pessoa poderá resistir cerca de 3 minutos exposto ao vácuo total sem consequências de maior - embora perca a consciência ao fim de 10 a 15 segundos.

Se alguma vez virem na mesma situação dos personagens do 2001, não se esqueçam de, contrariamente ao que pareceria natural - inspirar o máximo de ar possível para suster a respiração - o que terão que fazer é precisamente o oposto: expirar todo o ar que conseguirem, para minimizar a expansão que irá ocorrer no interior do organismo (e também contraírem o mais possível todos os músculos.)

... Sabe-se lá... com a aproximação dos voos espaciais turísticos... dá sempre jeito saber. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)