2014/09/13

China tem biosfera auto-sustentável em circuito-fechado


A vida no nosso planeta é algo que tomamos como garantido, muitas vezes deixando que a sua dimensão nos faça esquecer que também ele é uma pequena esfera em circuito-fechado onde o lixo e resíduos que produzimos não "desaparecem" - mas há situações onde esse tipo de coisa se torna mais evidente... como quando se deseja sair do planeta.

Cada nave espacial e estação espacial tem que funcionar como um ambiente auto-sustentável em circuito fechado; e para missões que pretendam colocar equipas na Lua ou em Marte, isso tornar-se-á ainda mais indispensável. É que, se na ISS se poderão enviar reabastecimentos de forma regular; para uma ida até Marte as coisas complicam-se exponencialmente.

A China tem estado a testar bases auto-suficientes, e o seu "Lunar Palace" parece estar no bom caminho (onde Palace se refere a: "Permanent Astrobase Life-Support Artificial Closed Ecosystem") tendo conseguido manter três pessoas durante mais de 100 dias de forma completamente autónoma do mundo exterior (como aconteceria se tivesse sido instalado na Lua).

Confesso... o meu interesse por este tipo de coisas terá sido provavelmente inspirado por filmes que vi em criança, como o célebre Silent Running, ou - bastante mais tarde - o Bio-Dome (filme palhaçada, mas pronto... :)

5 comentários:

  1. Venha o interesse de onde vier, aprecio bastante ler este tipo de notícias por aqui.

    ResponderEliminar
  2. Boas, o 1º link encaminha-nos para o silent running no IMDB.

    ResponderEliminar
  3. Se for tão funcional como o coelho (robot) que aterrou na lua...

    ResponderEliminar