2014/09/13

As impressionantes Estrelas de Neutrões


As estrelas são elementos fascinantes que servem como fonte de energia que permite que planetas como o nosso sejam capazes de suportar a vida como a conhecemos. Mas há estrelas de muitos e variados tipos, sendo as estrelas de neutrões umas das mais curiosas.

Quando uma estrela chega ao fim da sua vida, dependendo da sua massa, poderá sucumbir à sua própria gravidade tornando-se numa estrela de neutrões. Uma estrela comprimida de forma quase inimaginável, com massa equivalente à de 500 mil Terras numa esfera com apenas 25Km de diâmetro (fazendo com que um minúsculo centímetro cúbico de uma estrela de neutrões pesaria algo como mil milhões de toneladas).

São situações tão extremas que nem sequer os próprios cientistas percebem bem o que se passará no núcleo de uma destas estrelas, tal é a compressão dos neutrões no seu interior. E como se não bastasse isto para ficarmos fascinados com elas, que tal descobrir-se que estas estrelas podem rodar a velocidades "obscenas" - tornando-se pulsares - como uma que gira a 252 milhões de quilómetros por hora (24% da velocidade da luz).

... Como será possível não ficar de queixo caído sempre que olhamos para o céu nocturno e imaginamos as espantosas coisas que temos no Universo? :)

2 comentários:

  1. "...neutrões pesaria algo como mil milhões de toneladas"

    o correcto será massa e não peso,

    "...neutrões teria de massa algo como mil milhões de toneladas"

    ResponderEliminar
  2. São coisas fascinantes mas ao mesmo tempo tristes por não podermos fazer nada com elas no nosso espaço de vida.
    O que dizem de enviar uma nave para ver melhor de perto uma destas estrelas é um bocado enganador, pois a seguir ao Sol, a estrela mais proxima que temos está a 30 anos luz de distancia, e provavelmente para encontrar uma destas estrelas "anormais" seria preciso precorrer milhares ou milhoes de vezes esta distancia, o problema é que o mais longe que alguma vez conseguimos ir é a Voyager 1 que está a 35 horas de viagem à velocidade da luz e já partriu há mais de 30 anos... por isso ou inventam alguma coisa que permita viajar a velocidades superiores à da luz, ou inventam imortalidade, ou nunca vamos conseguir aproximarmo-nos de nada que não esteja no sistema solar.
    A única restia de esperança em tempo útil seria uma entidade "superior" que nos viesse explicar e ajudar a perceber e lidar com coisas destas e outras como os problemas de energia que temos.
    BTW a massa que falam deve ser o que pesaria à superficie do planeta Terra, mas lá a sendo a gravidade muito superior, o peso também deve ser muitas vezes maior, de qq forma não vale a pena fazer comparativos, pois não podiamo esstar lá para pesar, e se trouxessemos para cá um desses cubos sem a pressão que ele tem não se devia manter com aquela densidade.
    Não deixa de ser fascinante e devia haver um maior incentivo para as crianças conhecerem e ganharem interesse por estas coisas. Os episodios do Cosmos são uma mais valia, mas era bom haver uma versão em portugues de Portugal para os mais pequenos.
    Quem gosta destes e outros temas (ciencia, tecnologia, etc) os podcasts do "Fw:Thinking" também são uma boa fonte de informação, podem ouvir por ex aqui:
    https://player.fm/series/fwthinking

    ResponderEliminar