2014/09/20

Corning Fibrance vai tornar possível roupas à Tron


A Corning é uma empresa que a maioria das pessoas associará ao famoso Gorilla Glass, mas as suas competências vão bem para além dos vidros de elevada resistência para smartphones e tablets. No seu catálogo encontramos também produtos curiosos como este Fibrance.

O Corning Fibrance é uma micro-fibra que pode ser aplicada a praticamente qualquer produto, e que permite dar-lhe um aspecto luminescente - ao estilo "Tron". Ao contrário dos cabos electroluminescentes que por vezes são usados para este efeito, aqui não é a própria fibra que produz a luz, limitando-se a distribuir de forma uniforme (mesmo sendo dobrada e enrolada) a luz que lhe for injectada por um LED ou outra fonte luminosa. Ou seja, é precisamente o oposto do que faz uma "fibra óptica", cujo propósito é manter a luz no seu interior com o mínimo de perdas; e aqui temos uma fibra difusora cujo propósito é espalhar a luz cá para fora.

As vantagens é que assim se torna praticamente invisível quando está desligada e não oferece qualquer perigo caso venha a ser vincada, cortada ou rasgada, uma vez que não há electricidade a passar por ela.

Não digo que este preparado para andar todo luminescente pela rua, mas parecem-me existir inúmeras aplicações bem interessantes para isto, como roupa ou acessórios para desportistas que lhes permitam ficar mais visíveis à noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)