2014/09/16

DisplayPort 1.3 vai suportar 5K

Depois de terem estagnado durante algum tempo, os monitores desktop têm finalmente dado um novo salto nas resoluções... e depressa superado aquilo que os interfaces são capazes de suportar. Depois do Ultra HD 4K já começam a chegar monitores 5K e a VESA apressa-se a avançar com o DispayPort 1.3.

Depois de ter duplicado a largura de banda de 10.8 para 21.6Gbps da versão 1.1 para a 1.2, o DisplayPort manteve-se "quieto" deste 2009. 21.6Gbps era uma largura de banda que pareceria suficiente para tudo... mas não é o caso. O DisplayPort 1.3 sobre o valor para os 32.4Gbps, passando a suportar resoluções de 5120 x 2880 num único cabo (sem compressão), e melhorando também o desempenho em sistemas multi-monitor/4K.

O standard passa também a dar maiores possibilidade ao uso desta largura de banda para comunicações adicionais (8.1Gbps por canal), fazendo com que seja possível usar dois destes canais para uma ligação a um monitor 4K a 60Hz, enquanto os outros canais sejam atribuídos a ligações USB 3.0, por exemplo. Também passa a ser suportado o formato de pixeis 4:2:0 (usando em sistemas televisivos), que permitirá o suporte de ecrãs até 8Kx4K.

... Estão a ver... não vale a pena investirem numa colecção de filmes em Bluray... que isso de ter em filmes em "apenas" Full HD já é coisa que está garantidamente obsoleta. :)

1 comentário:

  1. Na, temos de comprar a colecção em full hd, 4k e 5k. Há e comprar um disco para as guardar com taxa extra e pagar 4x direitos de autor. E só podemos ver tudo uma vez como no cinema e recomprar tudo se quisermos ver outra vez...

    ResponderEliminar