2014/09/16

HacKeyboard na Mini Maker Faire de Lisboa


A Mini Maker Faire de Lisboa aproxima-se (é já este fim-de-semana, de 19 a 21 de Setembro), e por lá poderão encontrar o Mário Saleiro que também construiu este interessante HacKeyboard.

Actualização: para quem o quiser replicar, já estão disponíveis todas as instruções no Instructables.

O HacKeyboard surgiu do desejo de ter um teclado mecânico com o "toque" que lhes é característico, mas que tivesse também o layout português assim como um conjunto de funcionalidades que demonstram o quanto os outros teclado têm estado parados no tempo.

No verdadeiro espírito maker, este teclado foi construído com base na reciclagem de peças já existentes - neste caso um velho teclado Monterey K108 que cedeu os switches mecânicos, que foram complementados pelas teclas plásticas de um teclado NGS em português, assim permitindo ter um teclado com as teclas e layout pretendido.

Uma vez que a plataforma física e electrónica foram criados de raiz, o Mário adicionou um conjunto de funcionalidades extra que bem poderiam ser copiadas pelos fabricantes de teclados, como por exemplo: compatibilidade USB HID e Bluetooth HID; múltiplos clipboards; keylogger interno; hub USB; armazenamento USB interno activado por combinação secreto de teclas... e a possibilidade de adicionar muito mais coisas de que se venha a lembrar ou lhe sejam sugeridas.

A mim parece-me ridículo que os modernos teclados não tenham sequer a possibilidade de definir "macros" para expansão de textos comuns e frequentemente escritos (sem que isso fique dependente de software a correr no próprio computador), e este HacKeyboard vem demonstrar como isso pode ser facilmente resolvido... caso se ponham as mãos à obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)