2014/09/16

O absurdo sistema para impedir SMS ao volante


Por vezes deparamos-nos com projectos cujos criadores parecem ter ligado o "complicómetro" de tal maneira que se esquecem do mundo real. Foi precisamente o que aconteceu mais uma vez com um sistema que se propunha aumentar a segurança ao volante impedindo as SMS enquanto se conduz.

Para avançarmos teremos que ignorar por completo que muitos smartphones já têm "modo de condução" em que evitam as distracções, podendo responder automaticamente a SMS dizendo que se está a conduzir; e vamos também ignorar os sistemas que nos lêem os SMS em voz alta e nos permitem responder também por voz. Mas mesmo ignorando isso é assustador ver o ponto de complicação a que este sistema estava a chegar antes de - ao que parece - alguém ter posto travões a fundo à coisa.

Não é a primeira vez que se tenta criar um sistema que evite as distracções ao volante. Há alguns anos alguém teve a ideia de criar um autêntico "jammer" que se meteria no carro e cujas interferências impediriam que o o condutor pudesse receber SMS ou chamadas. A ideia até poderia parecer boa no papel... até alguém ter perguntado: mas... e se o passageiro do lado quiser fazer uma chamada ou enviar um SMS?

Mas isso não pareceu demover os criadores deste sistema, que para solucionar esse pormenor decidiram criar um módulo que se ligava ao carro, para saber se estava em movimento, criar apps para analisar o trajecto, saber quem é que viaja em cada carro, quem conduz ou não, e todo o tipo de complicações adicionais para tentar fazer algo que é absurdamente irrealista. Faz lembrar aquelas apps que, quando se está em movimento alertam para que é perigoso estar a introduzir moradas ou números, mas que dão a opção de "sou o passageiro e posso escrever" - opção que o condutor poderá usar para fazer o que bem entende.

Quanto mais complexo for o sistema (como aqui estava a acontecer), mas facilmente será possível ultrapassá-lo... bastaria não ligar o tal módulo, ou não arrancar a app, ou falhar qualquer uma das mil e uma outras coisas que o sistema em se estaria a basear.

... No fundo, mais útil seria ter criado uma app para sensibilizar os condutores, chamando a atenção (ou demonstrando) o quanto se fica distraído ao tentar usar um smartphone enquanto se conduz.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)