2014/09/16

Notícias do Dia

A lei da cópia privada foi discutida nos Prós e Contras e ficou muito por dizer (incluindo os pontos que a AGEFE não conseguiu transmitir no debate); veterano dos efeitos especiais de Hollywood quer cinema a 120fps (e nós também); investigadores criam micro-rádios que não precisam de baterias para funcionar; e o absurdo preço que é pedido para se poder gravar vídeo 4K num iPhone 5S (mais do que custa comprar dois smartphones com gravação de vídeo 4K "a sério") - e porque é preciso fazerem-se ouvir, não se esqueçam de assinar a petição contra a taxa dos autores nos suportes digitais.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo gadget semanal para vos oferecer esta semana: uma caneta com laser verde.


As milionárias cargas de iPhones voadores


A Apple prepara o lançamento dos iPhones, e para isso são necessários milhões e milhões de unidades, pondo à prova toda a logística necessária para tornar isso possível - da produção à distribuição. Neste momento, estão a sair da China entre 20 a 30 aviões diariamente, cada um transportando quase 200 mil iPhones.

A um preço médio de 800 euros cada um... estamos a falar de 160 milhões de euros de carga por cada avião. Multiplique-se pelos 20 ou 30 aviões... e... é só fazer as contas! (Isto, sem incluir o agravamento da "taxa"...)


eBooks pirata podem roubar credenciais da Amazon nos Kindle


Usar conteúdos pirateados é um risco cada vez maior, e nem os utilizadores do Kindle que pensem que um ebook é algo completamente inofensivo escapam. Há uma vulnerabilidade (que curiosamente já foi reportada, corrigida... e reintroduzida!) que permite que um ebook pirata com conteúdo malicioso possa roubar os cookies de acesso à Amazon, permitindo ao atacante entrar nas contas das vítimas.

... Tal como muitos outros conteúdos pirateados que estão infestados de malware e spyware... fica mais um alerta para que apenas usem conteúdos obtidos por vias legítimas (e mesmo assim... é esperar que não venham com surpresas indesejadas!)

E provando que um caso nunca vem só...


AppBuyer rouba logins da App Store nos iOS com jailbreak


Quem faz jailbreak nos seus iOS sabe que ganha o acesso a inúmeras apps que expandem as capacidades dos seus iPhones e iPads para além do que a Apple permite na sua App Store, mas também passam a estar expostos aos riscos de software indesejado. O AppBuyer é um malware que se pode infiltrar num dispositivo com jailbreak, e que se apodera das credenciais da App Store de modo a fazer compras automaticamente.

Não que fosse necessário relembrá-lo mas... tenham cuidado com o que instalam.


NFC do iPhone 6 restringido ao Apple Pay


A Apple resistiu ao NFC até não poder mais, mas se esperavam poder usar os novos iPhone 6 para poderem fazer o emparelhamento rápido com outros smartphones e dispositivos para uma rápida transferência de dados com um simples toque... terão que continuar a esperar. É que por agora fica confirmado que o uso do NFC estará limitado apenas aos pagamentos Apple Pay.

Tal como aconteceu com o TouchID, é de esperar que no futuro o uso do NFC vá sendo alargado a mais funções e dado acesso aos developers.


Wolfram lança Mathematica Online


O potente e hiper-versátil Mathematica ganha agora uma versão online. Com um preço de 149 euros anuais, ainda não é desta que se fica com uma ferramenta gratuita que se possa tornar num recurso à disposição de todos, mas considerando todas as suas potencialidades, não me parece que se possa argumentar que seja "caro" para o que permite fazer... (Na versão de instalar, o Mathematica também custa 150 euros anuais, ou 295 se o quiserem comprar sem anuidade).


PayPal sente-se ameaçado pelo Apple Pay


E porque é que o Apple Pay poderá vir mesmo a ser a "faísca" necessária para fazer explodir o mercado dos pagamentos mobile? Pelo motivo que o PayPal se sente ameaçado ao ponto de lançar um anúncio de página inteira nos jornais, relembrando o caso das fotos de celebridades roubadas do iCloud, e dizendo que o "povo quer o dinheiro seguro".

... Se fosse a Samsung, já seria normal; sendo o PayPal apenas serve para mostrar que estão mesmo preocupados com o Apple Pay.


The Pool já pode ser visitada no Colombo


Quem passar pelo Colombo já poderá ver e experimentar a instalação multimédia e interactiva The Pool de Jen Lewin de que vos falamos no fim-de-semana. A mesma poderá ser visitada até ao dia 9 de Novembro, na Praça Central do Centro Colombo, todos os dias, das 10:00 às 24:00 horas.


Raspbian 2014-09 e NOOBS 1.3.10 já disponíveis


Se têm um Raspberry Pi (e se não têm, deviam ter - e dar uso à InMotion que faz uma atenção especial aos membros do Clube AadM+) poderão gostar de saber que já está disponível a mais recente versão do Raspbian e NOOBS, com montes de correcções, melhoramentos, e novos programas, como o Minecraft Pi and Sonic Pi 2.

Entre as alterações temos: Java actualizado para o JSK 8, Mathematica 10, Minecraft Pi pré-instalado, o browser passa a ser o Epiphany e inclusão de um novo driver para o chip WiFi BCM43143 802.11n. De modo a manter o tamanho mais compacto possível, o NOOBS passa a ter apenas o Raspbian, pelo que quem se quiser aventurar no openELEC, Pidora, Arch, e outras distros, terá que o fazer pelo processo de instalação via rede.



Curtas do dia

Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Depois queriam que os iPhones fossem baratos, a viajar de avião :)
    Os Android é que em regra andam de barco. A viajem demora tanto que quando chegam já mudou o sistema operativo. "Ah e tal, ainda traz a versão 4.x-1". Pudera :)

    ResponderEliminar