2014/09/18

FTC exige entregas online a tempo e horas


Quem é que nunca passou semanas ou meses a "namorar" um produto numa loja online, adiando sucessivamente a sua compra, até um certo dia decidir comprá-lo e esquecer todo esse tempo que já passou, querendo-o "para ontem"? Se por um lado isto por vezes demonstra uma certa infantilidade dos consumidores, noutras vezes revela técnicas pouco recomendadas dos comerciantes nas lojas online... ao ponto de nos EUA a FTC vir meter ordem no sector e proteger os consumidores.

Quase todos conhecerão algumas histórias de horror de compras online - ou, no pior caso, já as ter sentido na pele. Um pessoa opta por uma determinada loja que diz ter o produto disponível para entrega imediata (que poderá até ter o preço superior a outra que diz que o mesmo não se encontra disponível e que demorará algumas semanas)... e depois a tal entrega "imediata" nunca se concretiza, dando origem a atrasos sucessivos, desculpas esfarrapadas, e uma verdadeira dor de cabeça que não se estaria à espera quando se clicou no "compre já".

Será talvez por isso que a FTC norte-americana vai impor regras aos vendedores online, obrigando ao envio efectivo das encomendas na data programada... ou sendo obrigadas a devolver o dinheiro ao cliente se este o solicitar.

No caso em que os vendedores não especifiquem uma data, a mesma terá que ser feita num prazo máximo de 30 dias; e mesmo que um cliente aceite um atraso na entrega, continuará a ter o direito a pedir o reembolso a qualquer momento antes do envio do produto. Esta medida já era aplicada às vendas à distância por catálogo e por telefone, e onde a FTC diz que não faz sentido estar a "vender" um produto que não pode ser entregue num prazo máximo de um mês; e será agora aplicada também às vendas online.

... Como seria bom ver os nossos políticos a preocuparem-se com o tratamento mais justo dos consumidores portugueses, em vez de simplesmente os tratarem como mulas de carga (leia-se: de pagamento) para serem taxados a torto e a direito.

4 comentários:

  1. Aí está uma coisa boa a ser copiada...

    Pessoalmente, nunca tive chatices graves nas diversas encomendas nacionais/internacionais que já efectuei... salvo uma compra internacional(armazéns da Pixmania) que chegou cerca de uma semana mais tarde e uma outra em que comprei um MicroSD numa loja nacional e que se atrasou mais de um mês(embora por culpa comprovada do fornecedor Samsung e não da loja em si).

    Outra ocorrência isolada, foi me terem enviado(através de um vendedor com créditos do Ebay da Polónia) um Touch Screen riscado na 1ª encomenda original, um usado na 2ª de substituição e finalmente um outro em condições à 3ª tentativa... Felizmente, o vendedor sempre foi cordial e aceitou a troca sem grandes questionamentos.

    Claro que, em encomendas fora da Europa, paragens na Alfândega de Lisboa de 2 meses!! não estão acima consideradas...

    Porém, antes de concluir qualquer compra, sempre tomo as devidas precauções em relação ao vendedor que consulto, além disso, se puder pagar com PayPal tanto melhor, pois é uma garantia mais de retorno em caso de possíveis problemas...

    ResponderEliminar
  2. Eu fiz uma compra no DX europeu, em que tive o cuidado de ver que tava tudo em stock para entrega imediata (entrega no máximo em 7 dias dizia no site europeu). Para não pagar portes aproveitem varias coisas até aos 30 euros. Upa upa o que realmente precisava foi enviado 2 meses depois.... chegou passado 3. Só serve mesmo para coisas da treta.

    ResponderEliminar
  3. Temos algo muito semelhante desde 2008: Decreto-lei n.º 82/2008.
    Em sintese: Prazo de 30 dias para o envio do bem e prazo de 30 dias para reembolsar. Caso o prazo de 30 dias do reembolso não for cumprido a empresa tem de fazer a devolução do valor pago em dobro.

    ResponderEliminar
  4. Confirmo, DX europeia é treta, demorou mais de um mês a entregar uma encomenda, ainda por cima um item vinha avariado, agora é aguardar pela substituição, a ver vamos qts meses...

    ResponderEliminar