2014/09/11

Google oficializa prazo de reembolso de apps de 2h


Nem sempre uma app é aquilo que aparenta ser, e nessas situações há que dar uso aos reembolsos. O Google veio finalmente dissipar as dúvidas e oficializar que na Play Store se tem um prazo de 2h para pedir o reembolso/devolução de uma app.

O reembolso da compra de apps é algo que está disponível no Google Play há muito tempo, mas no final de 2010 o Google optou por reduzir o período de reembolso de 24h para uns caricatos 15 minutos! Foi uma medida que foi muito criticada pelos utilizadores, pois em apps de vários gigabytes com downloads feitos pela própria app podia nem ser possível instalar a app completamente nesse período de tempo.

Mas passado algum tempo, alguns utilizadores começaram a notar que o botão do reembolso das apps compradas recentemente continuava a surgir passados os 15 minutos, e algumas experiências revelaram que o mesmo se mantinha durante 2h, valor que o Google vem agora (tardiamente) confirmar:


Embora continue a achar que 2h são um período reduzido, sempre é melhor que os 15 minutos que nos tinham tentado impingir anteriormente. Por outro lado, se estiverem pensar utilizar o sistema de reembolso para ir usando uma determinada app sem pagar quando vos dá jeito, importa referir que o reembolso só pode ser feito uma vez por app. Caso a voltem a comprar novamente... já não há reembolso possível.

5 comentários:

  1. Não tinha conhecimento desta possibilidade.
    O que à aplicação? É desinstalada automaticamente quando se pede o reembolso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... aliás, é o mesmo botão (que passa a dizer desinstalar depois de passar o período de reembolso.)

      Eliminar
  2. O que é que impede de copiar a app depois de comprada e pedir o reembolso logo a seguir?

    ResponderEliminar
  3. A ética. E depois os serviços da Google. Para isso "procuras" na net a app...

    ResponderEliminar
  4. "Por outro lado, se estiverem pensar utilizar o sistema de reembolso para ir usando uma determinada app sem pagar quando vos dá jeito, importa referir que o reembolso só pode ser feito uma vez por app. Caso a voltem a comprar novamente... já não há reembolso possível."

    Interessante, desta nao sabia...é que pessoalmente acho que 2 horas é muito tempo para certos jogos ou apps e com isso a malta viria a se aproveitar, mas assim já é outra coisa...se bem que nada impede de criar um novo email e sacar app associando o email ao telemóvel se é que me fiz entender...tenho o meu email e outros 2 posso sacar com qualquer um deles apps no meu telemóvel!

    ResponderEliminar