2014/09/24

iPhone 6 Plus dobra-se com facilidade? #bendgate


Cada novo lançamento de um iPhone é uma aventura, e relembrando os velhos tempos do antena-gate, eis que surgem alguns utilizadores que se queixam de que os seus iPhone 6 Plus estão a ficar "empenados" depois de andarem com ele nos bolsos das calças.

O caso já está a ser chamado de bendgate/bentgate e já começa a ser o novo tópico de gozo desta nova geração. Mas embora seja de criticar o facto destes iPhones se empenarem com relativa facilidade em uso "no dia a dia", importará também não desproporcionar o problema, já que incidentes isolados deste tipo não são nada de novo.

O mesmo forum onde estes casos do iPhone 6 Plus têm sido relatados, também já teve o mesmo tipo de relatos no passado relativamente ao iPhone 5 (e pesquisando por outros smartphones com construção idêntica em metal também revela alguns empenamentos nos HTC One).

Mais do que tentar discutir se o alumínio deverá, ou não, dobrar - interrogo-me sobre quem é que terá a coragem de andar com um destes "monstros" no bolso das calças, e arriscar-se sentar com ele no bolso?...


Mas também confesso que não serei exemplo, pois há anos que não me arrisco a fazê-lo (nem com iPhones, nem com Androids, desde o tempo do velhinho Sapo A5.) Talvez se fosse um LG G Flex (que não tem grandes problemas em ser "desempenado" e regressar à forma original) aí ainda poderia considerar essa possibilidade. (Actualização: a LG também não não perdeu a oportunidade e já foi para o twitter recomendar o seu G Flex anti-bendgate.)


Actualização: Já temos um video que mostra o que é preciso fazer para empenar um iPhone 6 Plus, que obriga a que se faça ainda algum esforço, mas que depois cede na parte lateral onde estão os botões de volume. Portanto fica a dica para, se optarem por um 6 Plus, terem cuidados redobrados com este caso (embora fique por esclarecer se o iPhone 6 "normal" também poderá sofrer do mesmo problema, mesmo com as suas menores dimensões a significarem que estará menos sujeito a pressões num bolso de umas calças).

Agora só falta esperar para ver se este problema se limita a meia dúzia de casos isolados que poderão ser "ignorados" pela Apple; ou se o número de queixas começa a aumentar ao ponto da Apple ter que reconhecer publicamente que... meteu água. E tal como aconteceu com o iPhone 4 que depois sofreu uma revisão a meio da série para resolver a questão da atenuação da antena, não me surpreenderia se neste momento a Apple já estivesse a preparar um chassis reforçado neste ponto para minimizar esta "dobragem".




E se querem ver que tal outro smartphone se comporta face a igual tratamento... aqui está um Note 3 e um Galaxy S4 serem sujeitos ao mesmo teste de empenamento. Sendo que a conclusão me parece ser a mesma que se aplica às quedas: por mais/menos resistentes que sejam... estes aparelhos não foram feitos para serem dobrados ou deixados cair (nem tão pouco os bolsos das calças foram feitos para andar com phablets! :P)


9 comentários:

  1. A meu ver é perfeitamente normal, pois onde tem aparecido dobrado é sempre no local onde estão colocados os botões de volume, sim card e power, pois ai como a estrutura é perfurada para a colocação dos botões, o mesmo perde resistência.

    E para os dobrarem, nos vídeos que já vi, os artistas fazem imensa força, dai que derivado ao seu tamanho e à sua espessura, é muito natural que isso aconteça.

    ResponderEliminar
  2. Nada como o Oneplus One: se partir, a despesa é menor! :D

    ResponderEliminar
  3. As primeiras levas de um produto têm sempre defeitos. Por isso é que convém esperar um mês ou dois para se comprar um smartphone novo já com defeitos corrigidos.

    ResponderEliminar
  4. No problemo... A Apple vai solucionar isso oferecendo um Bumper rígido, tal como fez com o iphone 4 por causa da falta de rede (que eu nunca senti)...

    ResponderEliminar
  5. Tenho um de 5" e ando com ele no bolso por sistema. Nunca sofri qualquer dissabor em termos de "bending". Obviamente é recomendado algum cuidado, afinal estamos a falar de equipamentos electrónicos e não de tijolos, apesar do tamanho avantajado.

    ResponderEliminar
  6. O meu OPO ainda não dobrou e já foi sujeitos a muitos esforços ;)

    Já vi o teste no Note 3 e ele "dobrou" mas voltou ao normal.

    ResponderEliminar
  7. Estejam descansados... a Apple já lançou a solução para este problema :)
    https://twitter.com/schmarsten/status/514730841441067010/photo/1

    ResponderEliminar
  8. Há quase um ano atrás fui o feliz contemplado um xperia z ultra num fundo do Aberto até de Madrugada. Deste então ando quase todos os dias com ele no bolso de trás das calças de ganga, e já me sentei centenas de vezes sem o tirar do bolso. Embora este sony seja ainda maior e mais fino que o novo iphone 6 plus, nunca tive qualquer problema de "empenamento", e graças às películas de protecção ainda está quase como novo. É mesmo uma grande máquina :-)

    ResponderEliminar