2014/10/26

Amazon infiltra a sua app store no Google Play escondendo-a na sua app oficial


Todos querem ter as suas app stores (e ganhar as respectivas comissões). A Apple tem a sua App Store, o Google tem a sua Play Store, a Samsung também, e a Amazon igualmente. Mas a Amazon quer facilitar ainda mais o acesso às apps na sua loja, e optou por uma manobra sorrateira... infiltrando-a na sua app oficial para Android.

O acesso à app store da Amazon é gratuito e está disponível para todos os Androids. No entanto isso obriga a descarregar directamente a app e mexer nas opções que permitem a instalação de fontes não oficiais, algo que poderá manter afastados muitos utilizadores que se "assustem" com essas opções. Por isso a Amazon agora opta por medida que facilitará o acesso à sua loja de apps, incluindo-a na sua app oficial que está no Google Play.

Quem visitar a app da Amazon encontrará uma nova secção de "Apps & Games", e que na verdade cumpre a função de ser uma "app store" total onde os utilizadores poderão comprar e instalar apps por intermédio da Amazon em vez do Google Play.

Uma medida que não deixará de ser um pouco abusiva (será o equivalente a irem vender produtos para dentro de uma loja popular já existente - sem pedirem autorização), e a Amazon terá certamente consciência disso, pois no seu press release referiu várias das novidades desta última actualização... mas nunca referindo claramente que agora seria possível comprar e instalar as apps directamente.

Para o fazer, o utilizador terá que continuar a dar as devidas permissões, mas aqui isso acontece com um guia passo-a-passo que dará maior confiança a quem não se sentir à vontade a mexer nessas definições. Vai ser interessante ver de que forma o Google vai reagir a isto - uma vez que, se remover a app da Play Store, será certamente alvo de críticas da sua posição "abusiva" e de que não permite a concorrência e coisa e tal.

1 comentário: