2014/10/02

Apple remove "Launcher" da App Store


Com o iOS8 chegou também a possibilidade de se adicionarem widget na secção Today do centro de notificações; mas parece que a Apple não quer que esta nova funcionalidade seja usada como os utilizadores bem entenderem... e já começou a rejeitar apps que se estavam a tornar populares graças aos seus widgets.

Existem várias apps para iOS que disponibilizam atalhos para se lançarem outras apps ou funções específicas (como enviar um email ou SMS directamente para alguém), como o Launch Center Pro, mas esta Launcher rapidamente se tornou popular entre quem usa iOS8 por permitir criar este tipo de atalhos na tal secção de widgets.

Só que a Apple parece não ter gostado disto, e optou por remover o Launcher da App Store por considerar que é um "uso indevido" dos widgets (mesmo se em nenhum lado refere que os widgets não devam ser usados para lançar apps). O criador da app já lançou uma petição para tentar fazer com que a Apple reconsidere esta questão e passe a permitir apps e widgets deste tipo; mas conhecendo-se a forma como a Apple tem lidado com este tipo de questões, é de esperar que o resultado seja nulo.

Não é a primeira vez - nem será certamente última - que o sistema de aprovações/rejeições da App Store é duramente criticado; e mais uma vez temos o caso de uma app que foi aprovada como se tudo estivesse bem, e só depois de se ter tornado popular é que recebeu a indicação de que estava a infringir "regras" que não estão especificadas em lado nenhum. Vamos lá ver quantas mais não irão sofrer idêntico tratamento por quererem dar uso aos widgets de forma que a Apple decida não gostar.

3 comentários:

  1. Não querendo parecer critica ou fanatismo por este ou aquele SO, acho que a apple não tem outro remédio senão impedir estas situações senão daqui a pouco o ios fica "igual" ao android...

    ResponderEliminar
  2. O que me parece é que quer ser a Apple a introduzir isso de forma oficial numa proxima atualização como têm feito com inúmeras funcionalidades de terceiros, enquanto desta forma perdem os créditos de serem eles a origem dessas funções.

    O Android é opensourcem e é uma base que dá origem a vários SO não tem nada haver com iOS, este pode ser comparado mais com o WP. A forma rígida como tudo é tratado e a semelhança entre todos os equipamentos que os trazem.

    ResponderEliminar
  3. "uso indevido" dos widgets.

    I rest my case.

    ResponderEliminar