2014/10/02

Google põe fim a smartwatch com Android Wear no Indiegogo


O Google pode ainda ser recordado como aquela empresa simpática e aberta que se regia pelo "do no evil", mas a sua dimensão e evolução tem mostrado alguns outros aspectos que a aproximam de qualquer outro gigante corporativo. Que o diga este projecto de crowdfunding que pretendia criar um smartwatch com Android Wear de baixo custo.

O Com 1 surgiu no Indiegogo e juntou-se aos muitos projectos que pretendem criar um smartwatch, a preços mais acessíveis que os que vão surgindo no mercado (começando nos $125). A única diferença, e que o tornava mais atractivo, era o facto de anunciar que iria correr Android Wear, e assim garantir a sua compatibilidade directa com o sistema Android sem necessidade de depender de apps específicas.

Só que o Google parece não ter achado piada a que um projecto anunciasse usar o Android Wear sem a sua autorização - e por agora o projecto foi suspenso por tempo indefinido.

Refira-se que não é a primeira vez que as intenções dos projectos não resultam tão bem quanto o pretendido. O Omate Truesmart tinha intenções de se tornar num smartwatch com Android oficial, mas posteriormente o Google recusou a certificação por este não ter a resolução mínima que era exigida (para além de vários outros requisitos obrigatórios de quem quer ter o acesso oficial aos seus serviços e à Play Store).

Ainda assim, e compreendendo-se o desejo do Google querer manter o controlo sobre o Android Wear (que eventualmente lá deverá ser lançado igualmente numa versão open-source, tal como o AOSP), não teria ficado mal simplesmente ter alertado os responsáveis do projecto de que não deveriam fazer referência ao mesmo até que o mesmo fosse aprovado - ou não - para dar uso ao mesmo. Desta forma só passa a imagem de que um projecto promovido por fãs de uma plataforma é simplesmente espezinhado e esmagado por um "gigante" sem a mínima consideração.

4 comentários:

  1. Se calhar os moços deviam ter perguntado antes....digo eu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo, nao é vou so usar aqui uma coisa vossa e ganhar dinheiro com ela sem dizer nada

      Eliminar
    2. Já para não falar da hipótese de denegrir a imagem da Google

      Eliminar
  2. finalmente a Google está a meter ordem na casena. Muita da má fama do Android vem que coisas manhosas sem o minimo controle da Google (leia-se, no sentido de respeitarem o SO assim como specs de performance e qualidade minimas

    ResponderEliminar