2014/09/22

Widgets para o iOS8

Com o novo iOS8 chega uma maior liberdade na personalização do sistema. Para além de se poderem escolher teclados alternativos chegam também os widgets que já são bem conhecidos dos utilizadores de Android. Embora o iOS7 já tivesse uma selecção ultra-reduzida de widgets da Apple, agora o sistema está aberto aos developers, e começam a surgir muitos que poderão tornar-se bastante úteis para os utilizadores.

Estes widgets não têm ainda uma secção dedicada, sendo apps que disponibilizam este serviço adicional. A sua grande vantagem será colocar à distância de um swipe informações e funções que poderão usar frequentemente.

Por exemplo, para quem não dispensa o seu iPhone para gerir as suas tarefas, pode agora adicionar o OmniFocus ao ecrã "today", ficando com a sua lista de coisas a fazer imediatamente visível e a um toque de serem marcadas como feitas. Mas se o preço de 18 euros desta app vos parecer exagerado, poderão também recorre ao Clear, que para além do seu interface original por gestos, também passa a poder apresentar as listas nesta secção. (Sem esquecer que também podem usar o próprio "reminders" do iOS8.)

Mas aquele a que achei mais piada é o ETA e que agora ganha toda uma nova utilidade. O ETA é uma app que nos permite definir diversos destinos de interesse, e de uma só vez ver o tempo estimado para lá chegarmos. Podem lá colocar a casa, trabalho, escola, ginásio, e todo e qualquer sítio que vos interesse manter na lista. Anteriormente, isso era algo que nos obrigava a abrir a app; agora, essa informação passa a estar disponível imediatamente no centro de notificações, tornando-se bem mais útil (e clicando em cada destino podemos navegar para lá numa app de navegação à nossa escolha, incluindo o Waze.)

Acho caricato... pois esta funcionalidade era algo a que eu dava bastante uso com um widget do Google Maps no Android... que entretanto o Google removeu. Ou seja, era algo que fazia no Nexus 5 e não podia ter no iPhone; e agora tenho no iPhone e não tenho no Nexus 5. As voltas que as coisas dão... (E sim, eu sei que há mais widgets que permitem fazer isto no Android, incluindo os do Waze, mas eu gostava do que existia no Google Maps com tamanho super-compacto e "semáforo" a indicar o estado do tânsito).

11 comentários:

  1. Mas o Google Maps ainda permite fazer isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não, o widget 1x1 com o semáforo e tempo estimado para um destino há muito que desapareceu. Agora tens um do Waze, mas que ocupa 4x1 (se não estou em erro).

      E sim, fui reverificar agora mesmo no Nexus 5... :)

      Eliminar
    2. Sim com essas informações todas no Widget não tem. Permite criar um que nos leva logo para o Maps e que nos dá essas informações... Lamento a confusão. :)

      Eliminar
  2. Ah e tal, o iOS 8 vai trazer umas coisa úteis que o Android já tem. Lá fui experimentar.

    - Teclado de terceiros - SwiftKey. Está giro, mas não estou preparado para o que escrevo ande por aí a circular, fora do estrito âmbito app/web em que escrevo. "Ah e tal, é para melhorar o "preditivo" e a SwiftKey só faz teclados e já os faz há quatro anos, no Android usam, e além disso a Apple fá-la correr numa Sandbox, com toda a segurança". Pois 'tá bem, mas eu sou muito desconfiado. Ou tem vantagens muito grandes ou fico com o teclado nativo (se fosse um teclado completo em português já pensava duas vezes.

    - E tem widgets para a área de notificações. Experimentei vários, não tinham interesse nenhum, vamos a ver estes.

    Não há assim umas coisas úteis em que eu não tenha reparado que já houvesse no Android? Não é ironia, é que não as vi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem que seja só pela escrita em swype (se gostares disso), ou pelo facto de suportar a escrita em inglês e português simultaneamente, para mim já é suficiente para ser usado. (Quanto à segurança, há que relembrar que em campos de login/passwords usas sempre o teclado da Apple).

      Widgets é como tudo... os utilizadores iOS estão habituados a viver sem eles... será necessária alguma habituação até que se adaptem a isso. (Bastará dizer que no iOS7 contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que fui ao "today screen").

      Eliminar
    2. Caro dos Passos, a sua memória anda a falhar... http://goo.gl/fGSwIe

      Por lapso, deve ter-se esquecido das "comunicação inter-apps e ações nas notificações", palavras suas.


      Quanto a "coisas úteis", cabe ao próprio o utilizador identificar aquilo que lhe traz valor acrescentado.
      Presumo que o facto de a Apple abrir as portas a alterações desta monta, será indicativo da receptividade que espera encontrar junto dos utilizadores.

      É como o Carlos referiu, depois de viver confinado a um ecrã com ícones, a alteração para um sistema em que o utilizador tem a liberdade de escolher o que pretende ver no ecrã do seu smartphone pode de alguma forma ser traumático.
      Não há que ter receios, como tem a possibilidade de escolher, pode sempre manter-se fiel ao sistema pastas e ícones.

      Eliminar
    3. Fui ver o link e de facto escrevi isso, "de ouvido", em 10 de Junho :)
      O meu problema é que não fazia a mínima ideia do que eram essas coisas no Android (continuo a não saber) e o iOS 8 passou a tê-las não as "enxergo" (ou não enxergo nada de jeito):

      - Widgets de apps - ainda não encontrei nenhum útil, mas ainda não perdi as esperanças. Não é mais prático aceder directamente à app?
      - Informação dos consumos de bateria por app - na verdade não me tinha esquecido. Não me referi porque fui ver isso duas ou três vezes, os resultados foram tão contraditórios que desisti. Se tivesse que dar um palpite diria que no Android acontece o mesmo.
      - Partilha de dados entre apps - verdadeiramente aqui é que estou mesmo em branco. Lembra-me de ouvir falar disto a propósito do iOS 8. Qual é a diferença em relação à partilha que já havia?
      - Notificações com acções integradas - também me está a escapar qualquer coisa. Qual é a diferença em relação às notificações anteriores?
      - Uso de outros teclados - já me referi no comentário acima.

      Não queria que lessem isto como uma depreciação minha do Android, que nem sequer conheço. Agora, tanta coisa que o iOS 8 ia copiar isto e aquilo do Android, não estou a ver nada de relevante. Pensei que era um grande passo em frente e estou a achá-lo curto :)

      Eliminar
    4. Em jeito de resposta resumida:
      1) Widgets - cada um terá que decidir por si. Como vantagem no iOS tens o facto de os poderes ver mesmo dentro de outra app, puxando as notificações para baixo (como vantagem no Android tens o facto de os poderes ter no homescreen - dependerá do que cada um pretende).
      2) o registo da bateria dará jeito em caso de debug. Um dia reparas que a bateria vai a meio do que devia estar normalmente, podes la ir espreitar e ver que app é responsável. (Os resultados só são contraditórios se um dia passares 90% do tempo a fazer uma coisa; noutro dia outra... os tempos são relativos ao intervalo de tempo escolhido)
      3) partilha de dados. Dantes cada app iOS tinha que programar expressamente com que apps ia partilhar; agora fica dinamico... adicionas uma nova app, a outra pode reconhecer o serviço que ela disponibiliza (ve o share-> more no Safari ou Chrome iOS, por exemplo)
      4) recebes um SMS/iMessage, puxas a notificações para baixo e podes responder logo ali, sem teres que sair da app que estás .

      Eliminar
    5. Mto. obrigado.
      Vou estar atento ao 3) e 4), para ver se consigo perceber as diferenças em relação ao iOS 7. Mas se alguém tiver paciência para explicar um pouco mais

      3) Partilha de dados, por exemplo entre as "miles" de apps de PDF. Com o iOS 7, com o browser, correio, faço o download de um PDF. Vai-me perguntar qual a app que quero utilizar para o abrir. Aberto/alterado nessa app, vai-me perguntar se o quero abrir noutra. Instalo nova app para PDF e passa a constar das listas das apps utilizáveis. O que é que há de novo agora?

      4) Percebi. Mas isso é cópia do Android? Quando tinha jailbreak porradaria de tweaks fazia isso :)

      Eliminar
    6. 3) dantes isso tinha que ser feito "manualmente" pelas apps. Cada developer tinha que adicionar o suporte para qualquer app que quisesse que aparecesse. Por exemplo, se adicionasses uma app de PDF "desconhecida", nao te apareceria. Agora isso passa a ser gerido pelo sistema. Para o utilizador o efeito é praticamente o mesmo, mas agora é bem feito. :)

      4) Yep. (Mas nao sei se ja haveria coisas idênticas noutras plataformas tipo WebOS)

      Eliminar
  3. Pois foi aí mesmo que eu disse "alto!". Se a Apple desconfis de teclados de terceiros (e por isso antes nem sequer os permitia) para que é que os vou usar?

    ResponderEliminar