2014/10/20

Apresentação do Samsung Galaxy Note 4 em Portugal

Depois do muito aguardado Galaxy Note 4 da Samsung ter sido apresentado em Berlim, foi agora a vez da Samsung nos apresentar este seu phablet de sucesso, e o nosso incansável Luis Costa foi ver em primeira mão o que este Note 4 tem para nos oferecer.


A Samsung trouxe até Portugal o mais recente membro da família Galaxy Note, cujo primeiro modelo remonta já ao "longínquo" (em termos tecnológico) ano de 2011.


Será curioso relembrar que o primeiro Note era considerado um gigante com o seu ecrã de 5.3" e que hoje esse tamanha já se começa a arriscar a ser considerado "mini" - ou no mínimo, "normal". O Note 2 cresceu para os 5.5", e o Note 3 subiu para os 5.7", dimensão que é mantida por este Note 4. Mas não se deixem enganar pelo mesmo tamanho de ecrã, pois agora temos mais pixeis... muitos mais pixeis.



O hardware foi revisto e actualizado: ecrã QHD (2560x1440) de 5,7", 3GB RAM, 32GB armazenamento, câmara de 16MP com autofocus e OIS inteligente e 3.7MP com f/1.9. O OIS da câmara promete eliminar distorções no momento em que se tira a foto, e o sensor frontal consegue captar muito mais luz.

 A versão disponível para Portugal tem um processador Qualcomm Snapdragon 805, quad-core 2,7GHz. A versão com o Exynos 5433 não chegará a estas paragens. Curiosamente este processador foi agora rebaptizado de Exynos 7, talvez para o diferenciar dos restantes Exynos da série 5xxx. O Exynos 5433 tem a particularidade de ser um processador ARM 64bits, a companhia ideal para o Android 5.0 que se espera que chegue em breve a este equipamento. Vai ser interessante ver que melhorias poderão surgir deste chip de 64bits quando acompanhado pelo novo Android L.

Ainda no campo das especificações, uma referência para o tempo de carregamento da bateria, que promete ser 40% mais rápido (podia era também melhorar a autonomia em igual percentagem :D).


A S-Pen foi melhorada de forma a nos lembrar o quanto a escrita representa para nós. Os 2048 níveis de sensibilidade à pressão permitem simular a quantidade de tinta no traço, simulando a escrita no papel. A Samsung continua a apostar forte neste acessório, que lhe permite uma diferenciação perante os restantes phablets.


Ainda relativamente à S-Pen importa referir uma parceria com a Montblanc, que procura acompanhar uma nova tendência dos seus clientes. Vão estar disponíveis duas peças de escrita que incorporam as funcionalidades da S-Pen e duas capas que têm associadas canetas virtuais Montblanc.



A loja da Samsung continua a ser uma aposta, e a oferta de várias aplicações num valor próximo dos 500€, além do bónus que representa, pretende também fidelizar o cliente a esta plataforma. De igual modo, o Touchwiz continua presente, assim como uma série de aplicações que a Samsung considera poderem contribuir para melhorar a experiência de utilização.


Os preços é que também se deixam influenciar pela dimensão deste Note 4, indo para os 799 euros (699 através dos operadores), com lançamento agendado para dia 24 de Outubro.





No final da sessão tivemos uma breve apresentação do Gear VR, produzidos em parceria com a Oculus VR.  Estes óculos virtuais estão preparados para utilizar em conjunto com o Note 4. São esperados para Janeiro, com preço a anunciar. Os mais curiosos podem participar numa demonstração que terá lugar nas lojas em Dezembro.



Fotos do evento




1 comentário: