2014/10/20

Notícias do Dia

O Aberto até de Madrugada já celebrou o seu 7º aniversário; o Spotify adiciona planos familiares com desconto de 50%; o Gmail 5.0 vai permitir usar emails de outros serviços; o futuro das cidades onde os dados são para todos; o Facebook usa os leaks de passwords para ver se os seus utilizadores não foram apanhados; a Vodafone acelerou o 4G para os 300Mbps; e o Nexus 9 já está disponível no Google Play em Portugal.

Seguem-se as notícias do dia, mas não sem vos relembrar que ainda vão a tempo da última pergunta para o gadget da semana, e de que é já neste próximo sábado que temos mais um dos nossos meetings mensais - que também servirá para celebrar o 7º aniversário do AadM. :)


Google disponibiliza guias actualizados para o Material Design


Já se aproximam as apps redesenhadas para tirar partido do material design do Android 5.0, e para quem o pretender fazer para as suas próprias apps poderá recorrer ao material de recurso que o Google disponibiliza para ir planeando as suas remodelações. São ficheiros para o Photoshop e Sketch que contêm todo o tipo de elementos e icons do novo Android, de modo a que rapidamente possam criar uns mockups sobre como a vossa app irá ficar e depois... é só implementá-los na app a sério.


Samsung tem Chromebook 2 reforçado e com CPU Intel


Se estavam à procura de um Chromebook mas não se sentiram atraídos pelo CPU ARM do Samsung, agora poderão optar por um Chromebook 2 com CPU Intel por $249. Este modelo mantém o ecrã de 11.6" (1366x768), mas a opção pelo Intel Celeron N2840 (sem ventoinha) vem acompanhado pela redução da memória RAM que passa de 4GB para 2GB - com a capacidade de armazenamento a manter-se nos 16GB.

Este Chromebook 2 vem reforçado, com os cantos em metal, e reforços na parte das portas USB e do próprio ecrã, que o tornarão mais robusto e apto a "ser atirado" para uma mala que vos acompanhe para todo o lado. O preço é de uns interessantes $249, e tem uma autonomia anunciada de 9h.


Google actualiza filtro anti-pirataria nas pesquisas


O facto do Google rapidamente dar acesso a conteúdos ilegais não agrada às associações anti-pirataria, e depois de muitas reclamações e pressões o Google lá acedeu a actualizar o seu sistema que penaliza os sites considerados "pirata". Agora, será dado mais destaque a serviços que disponibilizam esses conteúdos legalmente, mas sem dúvida que será um equilíbrio difícil de manter. Se o Google optar por medidas demasiado restritivas, é fácil de prever que milhões de utilizadores comecem a recorrer a outros serviços de pesquisa... e isso é algo que o Google não quererá fazer.


ANACOM pode penalizar PT pelas falhas na TDT


Todos conhecem o vergonhoso processo da transição para a TDT em Portugal - que deveria ser alvo de queixa nas devidas instâncias a nível Europeu. Mas agora que o caso até tem merecido reportagens de investigação na RTP, que denunciam o preço exagerado que os canais pagam (o mais caro da Europa) e a qualidade péssima do serviço em inúmeras regiões, parece que a ANACOM foi forçada a mexer-se e já admite "aplicar penalizações à PT pelas falhas na TDT".

... Isto num país onde quem fornece o serviço de TDT muito ganhou o péssimo serviço prestado, e que levou milhares de novos clientes a aderir ao seu serviço de TV por cabo.



Curtas do Dia

Resumo da Madrugada





1 comentário:

  1. que a multa chega cara! porque baixaram a potencia esses trocatintas.

    ResponderEliminar