2014/10/18

Lockheed promete reactor de fusão compacto para daqui a 20 anos


Muitos são os cientistas que há décadas tentam resolver o problema de criar energia praticamente ilimitada e de forma "limpa", mas a fusão nuclear é algo que continua a escapar-nos, Agora a Lockheed Martin vem apresentar um conceito diferente e mais compacto de reactor de fusão que poderá ser aquilo que há muito se procura e que poderá mudar o mundo... daqui por algumas décadas.

A fusão nuclear - não confundir com a fissão nuclear, tal como acontece nos reactores nucleares actuais - é o método que "alimenta" as estrelas; e onde átomos se combinam ("fundem") criando átomos de elementos mais pesados e libertando grande quantidade de energia. É mesmo a técnica mágica que nos permitiria pegar num copo de água e dele extrair energia suficiente para alimentar toda a nossa casa durante anos.

Só que a fusão nuclear só ocorre sob condições "monstruosas" e difíceis de replicar. Aliás, as temperaturas e pressões necessárias implicam que o processo não possa tocar em nada, pois não haveria material que suportasse tal temperatura - e por isso obrigam a que o processo seja confinado por poderosos campos magnéticos, e que obrigam à existência de uma imensa maquinaria. Actualmente os testes que são feitos ainda não conseguem produzir realmente energia positiva, sendo necessário gastar mais energia a manter esses campos magnéticos do que é produzido pela fusão; mas a Lockheed propõe um conceito diferente que poderá ter melhores resultados.

Na prática, a Lockheed Martin tentou combinar as melhores ideias de inúmeros projectos existentes, num só, e criar um reactor de fusão que é bastante mais compacto, e que permitiria ser usado para alimentar todo o tipo veículos e - potencialmente - todas as casas.

Embora muitos cientistas aconselhem prudência - ainda será necessário que a Lockheed demonstre isto num reactor real, com os primeiros testes a estarem prometidos para daqui a um ano, e um primeiro protótipo funcional a estar previsto para daqui a cinco anos - seria sem dúvida uma excelente energia para nos libertar de vez da dependência dos combustíveis fósseis (e de preferência ainda a tempo de evitar maiores calamidades ambientais irreversíveis).


1 comentário:

  1. já existe energia limpa e gratuita para todo o planeta há muito tempo, os nossos donos não nos deixam é tirar partido dessas descobertas, john searl, tesla, etc.

    ResponderEliminar