2014/10/18

NASA explora hibernação dos astronautas para ida a Marte


Em muitos filmes de ficção científica estamos habituados a ver os tripulantes das naves serem mantidos em animação suspensa. Mas mais uma vez a realidade parece querer seguir a ficção, e a NASA também está a explorar essa possibilidade para as missões interplanetárias.

Com a ida a Marte no horizonte, todos os métodos que permitam aumentar a eficiência da missão são explorados, e isso passa pela possibilidade de se manter a tripulação em hibernação durante a maior parte da viagem. A viagem até Marte é algo que com a tecnologia actual demorará cerca de 6 meses - um período considerável durante o qual os tripulantes necessitarão de oxigénio, comida, e de processar os seus "derivados". Os cientistas estimam que, se fosse possível manter os astronautas num estado de hibernação semelhante ao que se tem quando se está em hipotermia, com metabolismo reduzido, os requisitos para a viagem seria reduzidos para menos de metade.

Claro que por agora tudo não passa de uma possibilidade que terá que ser explorada. Actualmente, embora por vezes se tenha recorrido a "hibernação forçada" nalguns pacientes, o período máximo em que isso foi mantido foi de cerca de uma semana - bastante menos do que os meses que seriam necessários para uma ida a Marte. E para além disso, seria também necessário avaliar os potenciais efeitos secundários de um estado de hibernação durante esses períodos mais longos.

Mas... é bom ver que nenhuma possibilidade fica de fora, mesmo tendo vindo do mundo da ficção científica.

1 comentário: