2014/10/14

Bateria Li-Ion que se carrega em minutos e dura 20 anos


A tecnologia muito tem avançado nos últimos anos, mas as baterias continuam a ser um dos componentes que pouco ou nada tem evoluído. Mas pode ser que isso esteja para mudar graças a uma nova bateria de iões de lítio que promete recarregamentos em minutos e uma longevidade de várias décadas.

As baterias de iões de lítio que actualmente são comuns nos equipamentos móveis e veículos eléctricos podem ter vantagens face a baterias com tecnologias mais antigas, mas ainda sofrem de bastantes limitações. O tempo de carregamento é tradicionalmente lento, e o número de ciclos de carga que suportam são relativamente reduzidos.

Mas investigadores criaram uma nova bateria de iões de lítio bastante mais promissora, capaz de ser recarregada para 70% do nível de carga em apenas 2 minutos, e suportar mais de 10 mil ciclos de recarregamento (face aos habituais 500) - valor suficiente para lhe garantir uma longevidade de várias décadas em utilização normal.

Esta melhoria foi obtida substituindo-se a grafite usada no ânodo por um gel à base de dióxido de titânio, um material abundante e barato, e que é moldado em pequenos nanotubos que permitem aumentar consideravelmente a eficiência do processo de recarregamento sem causar dano à estrutura química da bateria. Espera-se que esta tecnologia não só vá revolucionar a forma como usamos os equipamentos mobile, mas também toda a indústria dos automóveis eléctricos, permitindo que o processo de carregamento - actualmente medido em horas - possa ser reduzido para valores comparáveis aos tempos de reabastecimento de um depósito de combustível.

Nada nos agrada mais do que ver avanços nesta área das baterias, que tão desesperadamente necessita de melhoramentos substanciais para dar respostas às necessidades actuais. Mas... já era tempo de ver estas "notícias" culminarem em produtos reais que chegassem ao mercado - coisa que estes investigadores dizem poder acontecer num prazo de dois anos para estas suas novas baterias. Cá estaremos a aguardar ansiosamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)