2014/10/25

Carvey - uma micro-CNC 3D no Kickstarter


São incontáveis os projectos de impressoras 3D que já passaram pelo Kickstarter; mas embora a impressão 3D esteja na moda, há outros tipos de ferramentas "3D" que são igualmente atractivas para todos os que gostam de fazer coisas (os ditos "makers"). Hoje, trago-vos o Carvey.

Podem olhar para o Carvey como sendo precisamente o oposto de uma impressora 3D. Uma impressora 3D é uma máquina que é capaz de criar objectos "adicionando" matéria; o Carvey é uma máquina que é capaz de criar objectos "subtraindo" matéria. É por isso que o Carvey é capaz de fazer coisas que uma impressora 3D não seria capaz de fazer, como por exemplo gravar o vosso nome numa peça já existente.

Tal como nas impressoras 3D, também estas máquinas CNC pessoais há muito que atraem os makers - ainda recentemente vos falamos da BuildersBot, que combina a impressão 3D e CNC numa única máquina (e feita em Portugal). Mas esta Carvey é mais uma das que continua a ter um custo demasiado elevado (a começar nos $1999) para a maioria dos utilizadores normais.

Mas, se imaginarmos que o futuro destas máquinas será a criação de peças em centros de fabricação que venham a surgir espalhados pelo país - um pouco ao estilo dos centros de cópias e impressão (2D) - então já começam a ser custos perfeitamente aceitáveis. Depois seria apenas uma questão de enviar um email com o ficheiro a imprimir, ou dar lá um salto com a peça a gravar/modificar e com uma pen USB, levar o "trabalho" a fazer.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)