2014/10/23

Facebook Rooms - um local para discussões fora do Facebook


Já sabemos que o Facebook por vezes se aventura em experiências fora do seu produto principal, e será precisamente disso que se trata no caso deste Rooms, que pretende facilitar as discussões sobre todo e qualquer tema, sem o "peso" do Facebook.


O Rooms é uma app (por agora apenas disponível para iOS e nos EUA - vá-se lá perceber porquê) que permite a qualquer pessoa criar uma sala de discussão. A grande diferença face a um grupo ou página no Facebook é que aqui nem sequer é exigido que os utilizadores estejam registados no Facebook - o que elimina um factor que seria impeditivo para muitos (aliás, nem sequer é necessário ter um email para utilizar o Rooms).

O criador da sala pode personalizar o seu aspecto, e qualquer membro poderá partilhar mensagens, fotos, e vídeos. E um dos aspectos curiosos é que não existe nenhuma forma centralizada para procurar por salas: é da responsabilidade do criador da sala, ou dos seus membros, convidar outras pessoas - usando um QR code (que poderão colocar publicamente na internet, ou manter "secreto" apenas entre um grupo de amigos). Ainda assim, continuam a estar presentes as opções de moderação que permitirão evitar que as salas se tornem em autênticas "selvas" - incluindo a opção de expulsar determinado membro; e também a opção de ser uma sala apenas para adultos (embora a verificação de idade se limite ao habitual e absurdo "clique aqui se tiver mais que 18 anos" em que todos clicam sem excepção independentemente da idade.

É difícil prever se este Rooms terá potencial para se vir a tornar num mega-sucesso onde se criarão milhares de comunidade; ou apenas "mais um" projecto que rapidamente cairá no esquecimento. Mas uma coisa é certa, o facto de o limitarem aos EUA não ajudará a que o resto do mundo lhe ache qualquer piada...

1 comentário: