2014/10/03

Fing - vê quem está na tua rede no teu Android ou iPhone


Ainda ontem voltamos a falar de mais um caso que relembra os cuidados que devemos ter quando estamos numa rede WiFi, e por isso nada mais apropriado que hoje vos falar de uma ferramenta obrigatória para fazer vários testes e recolher informação da rede a que estão ligados quando estão a usar o vosso smartphone Android ou um iPhone: o Fing.

O Fing é uma app gratuita (e também sem publicidade) e que como função principal permite listar todos os demais equipamentos que estejam ligados à mesma rede a que estão ligados. É uma ferramenta útil não só para detectar se haverá por lá algum intruso que esteja ligado sem o vosso conhecimento; mas também para descobrir os endereços e MAC addresses de outros computadores, routers, impressoras, Smart TVs, e tudo o mais que lá tenham ligado.

Para além disso podem também verificar que serviços os diversos equipamentos têm "abertos" (e que poderão revelar serviços que poderiam estar fechados, ou ate algum malware que esteja a comunicar com um servidor remoto), fazer testes de ping para verificar a latência da rede, verifica a conectividade com a internet, e até pode enviar pacotes de Wake on LAN para máquinas "adormecidas".

Enfim, uma daquelas apps que merece lugar reservado na pasta de utilitários de qualquer pessoa. Podem encontrar a versão que pretenderem nas respectivas stores:



O Fing também está disponível para Windows, Mac e Linux (incluindo Raspberry Pi).

9 comentários:

  1. App muito útil para saber os IPs de devices na rede local que permitem controlo remoto (sejam eles routers, repetidores, consolas de jogos, media centers, ou NAS), mas cujo IP é atribuído via DHCP aleatoriamente. Já uso há algum tempo e é excelente.

    ResponderEliminar
  2. É excelente esta aplicação sim ;)

    ResponderEliminar
  3. Usando a app para encontrar o Mac adress do iPhone em que está instalada, dá a mensagem: "As apps deixaram de aceder ao Mac adress (do equipamento em que estão instaladas) desde o iOS 7. Pode introduzi-lo manualmente".

    Podes juntar à privacidade que trouxe o iOS 8 com os Mac adress aleatórios, apesar de no outro post se dizer que havia não sei quê com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que "o outro post" diz é que infelizmente o sistema dos MAC aleatórios não funciona em nenhum caso prático real, pois basta ter os dados móveis activos para não funcionar. Só tendo os dados móveis desligados e o serviço de localização desligado é que a coisa funciona. Esperemos que seja corrigido num futuro update.

      Eliminar
    2. Há quem diga que não é assim. Não é com os dados móveis desligados, é com o iPhone "adormecido". O problema é que se receber uma notificação basta para ele "acordar".

      Mas vejamos do que estamos a falar. Com o iPhone "adormecido" no bolso, ando por um centro comercial "anonimamente", ou seja, quem captar o Mac adress, vai receber um aleatório, nunca o identifica como meu.

      Se o iPhone estiver "acordado" já o Mac adress que transmite é o verdadeiro.

      A questão aqui é "qual é o galho"? Basta a situação actual ou é preciso refinar a coisa? Se o Mac adress for sempre aleatório, mesmo com o iPhone "acordado" (em utilização) não colide com a necessidade de, em determinados casos, fornecer o Mac adress verdadeiro? Tem que se ter uma opção on/off para Mac verdadeiro/aleatório?

      É que, em rigor, ninguém estava a exigir à Apple que introduzisse os Mac adress aleatórios- Agora entrou-se naquela do "preso por ter cão, preso por não ter" :)

      Eliminar
    3. Onde se fala do iPhone "adormecido":
      http://www.imore.com/closer-look-ios-8s-mac-randomization

      Eliminar
    4. Pois, mas a conclusão é exactamente a mesma, na pratica, da forma que está implementada actualmente é inutil. "Rendering this feature even more useless"

      Eliminar
    5. Pois, o "useless" depende de quem pondera as alternativas. Para mim chega, se funciona como descrevi.
      "Ah, mas se o iPhone estiver acordado, passas à porta de uma loja do centro comercial, és topado e recebes um mail/SMS - temos aqui uma coisa boa para si". Grande coisa.

      A alternativa é mais um on/off que ninguém percebe? Deixa estar como está, em "automático". Ainda sou do tempo do iPhone OS (antes do iOS), em que as funcionalidades eram poucas e os correspondentes on/off também. Despois a simplicidade perdeu-se, as funcionalidades aumentaram e os on-off - que só alguns percebeM - também. Por isso, neste caso, se pouparem um é de aplaudir.

      P.S. Faz-me uns certos engulhos o pessoal do Android que se acha muito geek porque tem porradaria de opções on/off. Eu valorizo muito os processos KISS.

      Eliminar
  4. Pessoal alguém sabe me dizer o que significa o "genéric" conectado no wi-fi que aparece no app? Pesquisei e não encontrei. Obrigada.

    ResponderEliminar