2014/10/22

Google compra Firebase


Os gigantes da indústria andam sempre atentos aos novos serviços que vão surgindo e que acham ter potencial, e no caso do Firebase, a facilidade com que permitir criar apps sincronizadas em tempo real entre múltiplas plataformas foi suficiente para lhe valer a aquisição pelo Google.

O Firebase foi comprado pelo Google mas promete continuar a manter o serviço que criou, e a expandi-lo com base na imensa estrutura do Google que agora terá ao seu dispor.

As tecnologias web muito tem simplificado a vida aos programadores, e este Firebase é um dos casos que mostra como hoje em dia facilmente se podem fazer coisas bastante complexas em poucos minutos e com poucas linhas de código.

Imagem a dor de cabeça que é criar uma app, que funcione em múltiplas plataformas (browsers, Android, iOS, Java) e que tenha que manter dados sincronizados entre todos, incluindo a capacidade de lidar com a falta de conectividade temporária. Seria algo que, por si só, seria um verdadeiro projecto a fazer antes de se começar a fazer a própria app. Mas com este Firebase, é algo que podem fazer em minutos.

O sistema permite que o programador simplesmente diga que dados quer guardar, e que eventos quer receber quando há dados actualizados... e pronto, não tem que se preocupar com mais nada. É realmente uma ferramenta super-valiosa para inúmeras aplicações, e não admira que mais de 110 mil developers lhe estejam a dar uso. Claro que a versão gratuita apenas dá para coisas muito leves - para brincar - e as coisas a sério já tenham que ser a pagar; mas... pode ser que a aquisição do Google venha alterar isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)