2014/10/12

Google melhora capacidades conversacionais do Google Now


O Google parece estar bem posicionado no que diz respeito às capacidades de resposta do seu Google Now (que superou a Siri e Cortana num teste recente) mas quem usa estes sistemas sabe que ainda há muito por fazer. A sua aparente inteligência ao responder a perguntas directas rapidamente mostra as suas limitações quando se tenta ir um pouco mais além, mas o Google tem tentando melhor esse aspecto... e parece estar a conseguir fazê-lo.

Recorrendo a toda a vasta gama de informação que detém sobre os utilizadores à custa do acesso ao Gmail, o Google Now é agora capaz de vos responder a coisas como "mostra-me restaurantes perto do meu Hotel", sabendo a que hotel se estão a referir. Se estão num sítio "indeterminado" podem também perguntar por restaurantes ou bares "nas imediações"; mas a principal novidade é o melhoramento da capacidade de seguir uma conversação.

O Google Now já era capaz de seguir o sentido de uma conversa, permitindo coisas como "quem é o presidente dos EUA?" seguido de outras perguntas como "que altura tem" ou "quem é a sua mulher". E agora isso funciona para muitas mais coisas, como por exemplo, fazerem uma marcação num dos restaurantes que vos tinha sido apresentado na pergunta inicial com um "faz-me uma reserva lá para amanhã às 21h". São melhorias que nos vão permitindo falar com estes assistentes de forma cada vez mais natural, e afastando o tal ponto em que somos confrontados com a sua falta de inteligência.

Claro que... para nós, infelizmente, tudo isto nos passa ao lado. Não só continuamos a esperar pela chegada de um Google Now que nos deixe falar em Português, como também seria necessária a integração de muitos destes serviços associados (como as reservas em restaurantes, ou compra de bilhetes) a serviços nacionais. Mas... há que acreditar que isso um dia irá acontecer - embora provavelmente seja algo pelo qual tenhamos que esperar... sentados.

2 comentários:

  1. Não me passa ao lado. Sistema em inglês e faço uso do serviço principalmente para reminders :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passa-te ao lado sim, nem que seja para todas as features que só estão disponíveis nos EUA. Ya, podes usar os comandos locais, que já é melhor que nada.

      Eliminar