2014/10/12

Carl Zeiss lança "óculos" de Realidade Virtual VR One


Ninguém quer ficar de fora daquela que poderá ser uma das maiores revoluções tecnológicas da actualidade - a realidade virtual "tal como deveria ser" - e depois de termos vistos óculos do Google em cartão e o Gear VR da Samsung, é vez da Carl Zeiss também entrar nesta corrida com os seus VR One.

Tal como os exemplos acima mencionados, este VR One da Carl Zeiss não é um sistema completo de realidade virtual mas somente o "esqueleto" com o suporte e parte óptica dos óculos. O ecrã e toda a inteligência do sistema ficará a cargo do smartphone que lá colocarem, e que permitirá a utilização de smartphones Android e iOS com tamanhos de 4.7 e 5.2". Para já o sistema irá contar com adaptadores que permitirão usar o novo iPhone 6 e o Galaxy S5, sendo que os restantes irão sendo criados em função da quantidade de interessados.

Para além do peso que esta marca carrega consigo, outro aspecto que irá ser interessante é que estes VR One custarão 99 dólares; metade do preço que a Samsung pede pelo seu Gear VR e que é vocacionado apenas para o Note 4 (e que dificilmente suportará smartphones que não sejam da marca). Não é que seja um preço barato para algo que "não faz nada" sem a ajuda de um smartphone que seja compatível; mas sempre é mais aceitável que os $199 pedidos pela Samsung.

Por outro lado, também não nos podemos esquecer que o número de apps que poderão ser usadas com estes sistemas ainda é bastante reduzida, e que comprar isto nesta fase acaba por ser um risco enorme para quem não for um developer interessado em usá-los como ferramenta de desenvolvimento. Se não for esse o caso, será certamente mais vantajoso esperar que a Oculus VR lance o seu primeiro sistema comercial de realidade virtual  - coisa que deverá acontecer até ao final de 2015, e certamente ser seguida (ou precedida) de diversos outros sistemas de outros fabricantes, como a Sony, que está a trabalhar em algo semelhante que poderá dar toda uma nova dimensão à PS4 e mudar o mundo dos videojogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)