2014/10/30

Google mostra protótipo funcional do Phonebloks/Ara


A ideia de ter um smartphone feito de blocos estilo LEGO que podem ser facilmente trocados surgiu como uma ideia futurista do Phonebloks, mas pouco depois ganhou toda uma nova dimensão com o interesse do Google e a criação do Project Ara. Um ano depois, já temos modelos funcionais que nos demonstram que esta realidade está mais próxima do que se poderia pensar.

Embora haja ainda um longo caminho a percorrer, não se pode negar a velocidade com que este projecto tem evoluído. Conceber um novo paradigma dos smartphones (e não só) de raiz e a partir do zero não é fácil; e ter protótipos funcionais hoje em dia é a prova suprema de que as principais dificuldades foram superadas.

A equipa responsável pelo projecto partilhou um vídeo que nos mostra o estado actual do Ara, com um protótipo funcional no qual se podem encaixar alguns dos módulos disponíveis, e também a revelação de que a segunda conferência do Project Ara ocorrerá já em Janeiro, e onde serão reveladas mais novidades sobre os planos para a comercialização e futuro do projecto.

Já temos tido exemplos de como alguns projectos - que muitas vezes são subestimados - por vezes acabam por revolucionar e influenciar o mundo de forma mais profunda do que alguma vez se poderia imaginar. Será que este Phonebloks/Ara é um deles?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)