2014/10/05

Lexus deixa-te fazer test drive ao RC F com os Oculus Rift


A realidade virtual vai ter um profundo impacto na nossa sociedade, e a Lexus dá-nos um dos exemplos que se poderá tornar comum no futuro. Em vez de deixar que qualquer pessoa se sente ao volante de um Lexus RC F para o levar ao limite das suas capacidades, disponibiliza uns Oculus Rift que permitirão fazer um test drive virtual.

A experiência virtual é tornada mais real graças à utilização dos assentos, pedais e volante de um Lexus RC F real; mas tudo o resto é modelado de forma virtual, permitindo que quem queira testar o carro possa cometer todo o tipo de abusos sem o risco de danificar um carro real. E pelo que se pode perceber pela descrição algo simplista, não falta sequer um sistema de simulação de movimento que permita transmitir as sensações de aceleração.


Não me parece difícil imaginar que os stands no futuro se tornem em autênticas "salas de jogo" com cockpits reais onde os potenciais interessados poderão fazer todo o tipo de test drives em realidade virtual com inúmeros circuitos e cenários à escolha: estradas boas, más, com chuva, dia/noite, etc.

E se estes sistemas vierem a ter preços mais atractivos, nada impede que isto possa vir a ser feito directamente de nossas casas. Há muitas pessoas que já investem pequenas fortunas em volantes e bacquets... a ideia de que poderão tornar esta experiência ainda mais imersiva com óculos de realidade virtual e um sistema de "motion control" será algo em que muitos estarão dispostos a investir ainda mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)