2014/10/20

MEO Fibra com pings exagerados à noite?


Em Portugal temos a sorte de até estar relativamente bem servidos a nível de velocidades de acesso à internet, mas nem sempre a velocidade equivale a qualidade - e no caso dos clientes MEO Fibra há quem esteja a notar que o serviço não é aquilo que deveria ser, particularmente à noite, nas horas de maior congestionamento.

Para além da velocidade, um factor crítico para a qualidade de uma ligação de rede/internet é a latência, que é o tempo médio que um pacote de dados demora a chegar ao destino - e também conhecido como "ping". Esse valor é habitualmente medido em milissegundos, e é de importância extrema para serviços como videochamadas e jogos, onde valores superiores podem causar perturbações que se tornam notórias e que podem chegar a impossibilitar o uso do serviço (por exemplo, num jogo online, se tiverem um atraso de 500ms na comunicação com um servidor, significa que estarão desfasados do resto dos jogadores em 0.5s, fazendo com que quando tentem acertar em alguém, ele já lá não esteja - e vice-versa.)

Muitos utilizadores de MEO Fibra têm desesperado ao tentar jogos online à noite, vendo as suas ligações sofrerem atrasos nada compatíveis com o serviço "fibra" pelo qual pagam. Uma situação com a qual me posso identificar, depois de ter sofrido durante meses, na altura devido à filtragem de pacotes feita pela Zon, e que também interferia com um jogo que jogava online.

Neste caso a situação parece não ter a ver directamente com a filtragem de dados mas simplesmente com a saturação do serviço na ligação internacional. É que embora os operadores nos vendam ligações com centenas de Megabits, a verdade é que as ligações que os ligam ao estrangeiro não são ilimitadas e não permitem que milhões de clientes usem em simultâneo os seus "100 Megas" à velocidade total. E como resultado, as queixas vão-se amontoando, de quem esperava poder usar serviços de livestreaming ou jogos como o League of Legends, Battlefield, Warface, e outros.


Em quase todos os casos o "culpado" parece ser o IP Transit da PT (cprm.net) que faz a ligação da rede MEO para os pontos internacionais, e que no horário nocturno parece ficar completamente saturado e originar atrasos consideráveis na ligação (bem mais dos que são indicados no gráfico).




Uma situação que poderá promover a necessidade dos operadores nos darem maiores garantias sobre a qualidade real do serviço, para além dos "megabits" que prometem, e também de que será vantajoso para todos os clientes recorrerem a sistemas que analisem a qualidade da sua ligação à internet, como o SamKnows, para garantir que o serviço que contrataram está efectivamente a ser fornecido.


Com cada vez mais pessoas a recorrerem à internet para todo o tipo de serviços, incluindo o acesso a serviços de streaming online (como o Netflix), é de prever que estes casos de saturação venham a piorar ainda mais no futuro, e por isso mesmo seria interessante ver a ANACOM fazer o que lhe compete e garantir que os ISPs cumprem com um serviço mínimo de qualidade... e não falhem precisamente quando os clientes lhes querem dar uso.


Se têm MEO Fibra e jogam habitualmente jogos online, têm notado estes problemas, ou tem tudo funcionado sem incidentes?

11 comentários:

  1. Tenho meo mas é durante o dia que noto problemas e nem sequer jogo online! Mas que é aborrecido é

    ResponderEliminar
  2. Eu posso confirmar isto.

    Nos últimos tempos tenho tido pings de cerca de 160ms num jogo online enquanto anteriormente rondava sempre os 50/60ms...

    ResponderEliminar
  3. por isso é que as acções descem, e o tdt muito mal obriga as pessoas a comprar parabolicas

    ResponderEliminar
  4. Antes pings de 200ms do que delays de 6 meses para a instalação do PDO...
    Há mais de 6 meses que tenho a Fibra da Vodafone a chegar ao condominio, mas mesmo depois de pedidos de adesão ainda não instalaram o ponto de distribuição no Armario técnico do edificio. Mesmo depois de entrar a fibra da Vodafone, já a PT passou fibra e instalou as suas caixinhas de PDO (que ocuparam mais de 2/3 do espaço no armario) e já tivemos pessoas que desistiram da Zon para mudar para a fibra da Vodafone mas ao fim de 3 meses sem serviço tiveram que desistir, pois estar 3 meses sem serviço nem perspectivas de datas é inaceitável.
    Deve existir mais qqc que não nos estão a contar, e não pode ser coisa boa para o consumidor final.

    ResponderEliminar
  5. Uso o SamKnows e tenho MEO Fibra 100.
    Só jogo BF3, BF4 e FIFA 14 online. Pelo SamKnows o UDP latency anda a volta dos 30~50ms mas nos jogos tenho 60ms e no FIFA14 é uma "novela" para estabelecer ligação

    ResponderEliminar
  6. Não sou freguês da MEO mas da Zon (Nos).
    Mas de facto, desde a Optimus fibra que isto não anda bem. Passo a explicar.

    A Optimus tinha fibra dentro de casa que se traduzia numa coisa interessante - o equipamento principal ficava por exemplo na sala e "sacificava-se" um fio telefónico (desses que já não serve para nada) para puxar o cabo de fibra óptica (fininho) até ao router que podia ficar num ponto central da casa. Ficava-se com um sinal excelente em (quase) toda a casa.

    Com a Zon o router fica "amarrado" por fios grossos ao equipamento principal, não dá para puxar os fios e pôr o router num sítio central. Resultado, tem que se ir para o repetidor, mas por mais cuidado que se tenha em o colocar num sítio "arejado" o sinal perde bastante. E oscila bastante. De vez em quando lá estou a ligar para a Zon - "mude-me aí o canal" (que era uma coisa que fazia eu na Optimus). Só me lixaram (o preço não, ficou mais barato).

    A PT é dona de grande parte da infraestrutura usada pelos vários operadores. A tremenda quebra na cotação das ações significa a sua descapitalização e menos recursos para investir (para além dos 900 milhões que ficaram enterrados no BES/GES). Acho que a malta vai ter que desenrascar soluções porque não me cheira que a qualidade dos serviços vá melhorar, com o sem ANACOM.

    ResponderEliminar
  7. Costumo notar pings 3x acima do que é normal a certas horas. Com meo fibra 100. Uns vizinhos meus notam o mesmo, mas também pode ser dos servidores de jogo.

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho Meo Fibra 100 e jogo LoL e tenho imensos problemas com latências.
    Chega a roçar o ridículo, noutro dia telefonaram-me da Meo para saber da minha satisfação e ouviram e não foi pouco.

    A Zon na casa dos meus pais funciona que é uma perfeição.

    Assim que acabar o contrato com a Meo mudo para a Vodafone.

    ResponderEliminar
  9. Tenho Fibra MEO 100M e a noite tenho 150 a 200ms no LOL

    ResponderEliminar
  10. Tenho meo fibra 100 e em casos de picos chego aos 1000 de ping no LoL, assim não pode ser. Mostrem isto à Meo.

    ResponderEliminar
  11. Tenho MEO ADSL e ultimamente noto problemas tanto de manhã como à noite (agravando-se à noite).

    ResponderEliminar