A questão das velocidades de internet contratadas versus aquilo que realmente temos é um tema que por cá abordamos de forma regular (infelizmente). E agora que temos um dos grandes operadores nacionais a mudar de nome - e também o lançamento de uma ferramenta do YouTube que está relacionada com o assunto - acho que é merecido voltarmos a falar nisto.
Muitos de vocês já terão sentido este problema directamente: mesmo tendo uma ligação de 20, 50, 100 ou até mais megabits; quando tentam abrir um vídeo do YouTube, o mesmo está sujeito a constantes paragens, com qualidade reduzida, etc. É um problema que fez com que o Google lançasse uma ferramenta que permite analisar e classificar os diferentes ISPs mediante a sua capacidade de levar vídeos do YouTube aos seus clientes da forma esperada, e que por cá também deveria ser utilizada para criar tabela idêntica.
Os nossos operadores têm as suas próprias ferramentas de teste de velocidade, que invariavelmente demonstram que tudo está bem e que a velocidade contratada está a ser fornecida - mas o teste de uma ligação de internet é algo mais complexo do que fazer um download/upload para um servidor do nosso operador.
Depois de muito tempo, a nossa ANACOM lá se dignou a criar um teste de medição e análise da ligação - o NET.mede - que para além das velocidades já permite fazer alguns testes para verificar se está a ser feito traffic shaping (infelizmente, se ficar demonstrado que somos alvo de traffic shaping, a ANACOM não nos diz que direitos temos ou o que podemos fazer para pressionar o nosso operador).
Mesmo assim, continua a ser um teste pontual que não nos dá uma avaliação "real" da nossa ligação ao longo do tempo. Se pretendem levar a coisa ao limite, uma das soluções passa por aderirem ao programa de análise da SamKnows feito em parceria com a Comissão Europeia.
Assim, em vez de um teste esporádico que é feito manualmente quando acham que algo não está bem, passarão a ter um relatório detalhado sobre a vossa ligação, dia após dia, mês após mês - e que inclui não só as velocidades de download e upload, mas também o tempo médio de carregamento de páginas web, o packet loss, tempo de resposta dos DNS, latência, etc. Dados que servirão para avaliar o comportamento da vossa ligação de forma muito mais metódica (estará a ligação a ficar mais lenta ao longo do tempo, haverá alguma anomalia que esteja a interferir com algum destes parâmetros, etc?)
Claro que, numa altura em que a espionagem e monitorização das comunicações é assunto recorrente, a instalação de uma "caixa misteriosa" (um router com firmware modificado) na vossa rede e que tem acesso a todos os vossos dados é algo que poderá levantar preocupações legítimas. Mas, a verdade é que se suspeitarem de algo deste tipo que conta com a aprovação da CE, também imaginarão que será bastante simples que este tipo de equipamentos poderá muito facilmente estar instalado "do lado de lá" da vossa ligação, tendo acesso a exactamente os mesmos dados... apenas com a diferença de que não está visível em vossa casa.
Por outro lado, nada vos impede de "espiolhar" o que o router da SamKnows faz, para garantirem que apenas está a fazer as medições que é suposto fazer... e estão a imaginar a grande "barracada" que seria algum investigador de segurança revelar que afinal estes routers estão a espiar os utilizadores de forma indevida, e as implicações que isso teria ao nível da Comissão Europeia.
Portanto... tudo depende de em que pretendem confiar (ou não), e que ferramentas preferem ter para validar que realmente estão a ter o serviço pelo qual pagam.
O Net.meded precisa de Java? Não vou instalar o Java só para fazer um teste de velocidade da Internet... Já basta ter que instalar Java ou andar à procura de PC's com Java todos os anos quando chega a altura da entrega do IRS...
ResponderEliminarQua é o problema de instalar o Java mesmo?
EliminarManias sem fundamento. Se andar actualizado e configurado com certas restrições não apresenta problema nenhum. Acho piada a quem critica uma tecnologia "só porque sim".
EliminarDevia ser obrigatório os ISPs fornecerem um relatorio geral de peak time, packet loss, etc !
ResponderEliminarPrimeiro há que entender que quando contratamos 100 Mbit, é "até 100 mbit", o grande problema é que nas horas de maior tráfego a velocidade cai drasticamente. A pergunta é: quanto pode cair???
ResponderEliminarEm teoria se contratamos 100 Mbit, devia haver uma lei (há?) que não permitisse baixar mais que X porcento (25% parece-me bem), ou então não estamos a contratar 100 mbit mas talvez uma 50-100.
Um assunto importante, é QUEM DE RAIOS MANDA NA ANACOM??? É que é uma entidade surreal! Não fazem NADA, não esclarecem ninguém, nem impõe regras ou sanções às operadoras! A última vez que tive um problema e enviei uma carta registada à ANACOM:
- a resposta chegou 6 meses depois de recebida por eles
- a minha carta foi uma reclamação à antiga ZON com pedido de esclarecimentos, e a resposta da ANACON foi "a referida empresa é uma empresa de confiança e se refere que está em regularidade, a ANACON não interfere" lololol ou seja, a ANACOM em vez de pedir esclarecimentos à ZON a ver o que se passa no meu caso (que enviei 3 folhas, registo de contactos telefônicos, print screen, etc), simplesmente manda o cliente com as pencas.
Em suma esta entidade apenas está ali a consumir recursos, reuniões, almoços e café pagos, mais ajudas em contas offshore, e o povo que como é óbvio não tem dinheiro para meter advogados, que se lixe. É um país fantástico... A nível de BMW, TVs UHD, TDT MPEG-4 etc "estamos ao nível da Europa" mas no que realmente importa (direitos) estamos ao nível do 3o mundo.
3º mundo? Nem no 3º mundo os operadores GOZAM com o cliente... que tem sido o meu dia-a-dia com a incompetência da MEO.
EliminarSorry, esqueci-me de adicionar o motivo.
EliminarNão é que quero dar baixa do contrato, porque o VoIP não funciona à semanas, e ainda se metem a gozar via telefone? A oferecer M4O? por amor da santa, então eu quero desistir e ainda me impingem outro serviço mais caro? Ah e tal tem chamadas grátis todo dia como no VoIP. Quero lá saber, estão a gozar com um gajo ou q? peço alhos e oferecem bugalhos. tótós.