2014/05/30

As velocidades de internet reais vs anunciadas


A questão das velocidades de internet contratadas versus aquilo que realmente temos é um tema que por cá abordamos de forma regular (infelizmente). E agora que temos um dos grandes operadores nacionais a mudar de nome - e também o lançamento de uma ferramenta do YouTube que está relacionada com o assunto - acho que é merecido voltarmos a falar nisto.

Muitos de vocês já terão sentido este problema directamente: mesmo tendo uma ligação de 20, 50, 100 ou até mais megabits; quando tentam abrir um vídeo do YouTube, o mesmo está sujeito a constantes paragens, com qualidade reduzida, etc. É um problema que fez com que o Google lançasse uma ferramenta que permite analisar e classificar os diferentes ISPs mediante a sua capacidade de levar vídeos do YouTube aos seus clientes da forma esperada, e que por cá também deveria ser utilizada para criar tabela idêntica.

Os nossos operadores têm as suas próprias ferramentas de teste de velocidade, que invariavelmente demonstram que tudo está bem e que a velocidade contratada está a ser fornecida - mas o teste de uma ligação de internet é algo mais complexo do que fazer um download/upload para um servidor do nosso operador.


Depois de muito tempo, a nossa ANACOM lá se dignou a criar um teste de medição e análise da ligação - o NET.mede - que para além das velocidades já permite fazer alguns testes para verificar se está a ser feito traffic shaping (infelizmente, se ficar demonstrado que somos alvo de traffic shaping, a ANACOM não nos diz que direitos temos ou o que podemos fazer para pressionar o nosso operador).





Mesmo assim, continua a ser um teste pontual que não nos dá uma avaliação "real" da nossa ligação ao longo do tempo. Se pretendem levar a coisa ao limite, uma das soluções passa por aderirem ao programa de análise da SamKnows feito em parceria com a Comissão Europeia.

Assim, em vez de um teste esporádico que é feito manualmente quando acham que algo não está bem, passarão a ter um relatório detalhado sobre a vossa ligação, dia após dia, mês após mês - e que inclui não só as velocidades de download e upload, mas também o tempo médio de carregamento de páginas web, o packet loss, tempo de resposta dos DNS, latência, etc. Dados que servirão para avaliar o comportamento da vossa ligação de forma muito mais metódica (estará a ligação a ficar mais lenta ao longo do tempo, haverá alguma anomalia que esteja a interferir com algum destes parâmetros, etc?)



Claro que, numa altura em que a espionagem e monitorização das comunicações é assunto recorrente, a instalação de uma "caixa misteriosa" (um router com firmware modificado) na vossa rede e que tem acesso a todos os vossos dados é algo que poderá levantar preocupações legítimas. Mas, a verdade é que se suspeitarem de algo deste tipo que conta com a aprovação da CE, também imaginarão que será bastante simples que este tipo de equipamentos poderá muito facilmente estar instalado "do lado de lá" da vossa ligação, tendo acesso a exactamente os mesmos dados... apenas com a diferença de que não está visível em vossa casa.

Por outro lado, nada vos impede de "espiolhar" o que o router da SamKnows faz, para garantirem que apenas está a fazer as medições que é suposto fazer... e estão a imaginar a grande "barracada" que seria algum investigador de segurança revelar que afinal estes routers estão a espiar os utilizadores de forma indevida, e as implicações que isso teria ao nível da Comissão Europeia.


Portanto... tudo depende de em que pretendem confiar (ou não), e que ferramentas preferem ter para validar que realmente estão a ter o serviço pelo qual pagam.

7 comentários:

  1. O Net.meded precisa de Java? Não vou instalar o Java só para fazer um teste de velocidade da Internet... Já basta ter que instalar Java ou andar à procura de PC's com Java todos os anos quando chega a altura da entrega do IRS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qua é o problema de instalar o Java mesmo?

      Eliminar
    2. Manias sem fundamento. Se andar actualizado e configurado com certas restrições não apresenta problema nenhum. Acho piada a quem critica uma tecnologia "só porque sim".

      Eliminar
  2. Devia ser obrigatório os ISPs fornecerem um relatorio geral de peak time, packet loss, etc !

    ResponderEliminar
  3. Primeiro há que entender que quando contratamos 100 Mbit, é "até 100 mbit", o grande problema é que nas horas de maior tráfego a velocidade cai drasticamente. A pergunta é: quanto pode cair???

    Em teoria se contratamos 100 Mbit, devia haver uma lei (há?) que não permitisse baixar mais que X porcento (25% parece-me bem), ou então não estamos a contratar 100 mbit mas talvez uma 50-100.

    Um assunto importante, é QUEM DE RAIOS MANDA NA ANACOM??? É que é uma entidade surreal! Não fazem NADA, não esclarecem ninguém, nem impõe regras ou sanções às operadoras! A última vez que tive um problema e enviei uma carta registada à ANACOM:
    - a resposta chegou 6 meses depois de recebida por eles
    - a minha carta foi uma reclamação à antiga ZON com pedido de esclarecimentos, e a resposta da ANACON foi "a referida empresa é uma empresa de confiança e se refere que está em regularidade, a ANACON não interfere" lololol ou seja, a ANACOM em vez de pedir esclarecimentos à ZON a ver o que se passa no meu caso (que enviei 3 folhas, registo de contactos telefônicos, print screen, etc), simplesmente manda o cliente com as pencas.

    Em suma esta entidade apenas está ali a consumir recursos, reuniões, almoços e café pagos, mais ajudas em contas offshore, e o povo que como é óbvio não tem dinheiro para meter advogados, que se lixe. É um país fantástico... A nível de BMW, TVs UHD, TDT MPEG-4 etc "estamos ao nível da Europa" mas no que realmente importa (direitos) estamos ao nível do 3o mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3º mundo? Nem no 3º mundo os operadores GOZAM com o cliente... que tem sido o meu dia-a-dia com a incompetência da MEO.

      Eliminar
    2. Sorry, esqueci-me de adicionar o motivo.
      Não é que quero dar baixa do contrato, porque o VoIP não funciona à semanas, e ainda se metem a gozar via telefone? A oferecer M4O? por amor da santa, então eu quero desistir e ainda me impingem outro serviço mais caro? Ah e tal tem chamadas grátis todo dia como no VoIP. Quero lá saber, estão a gozar com um gajo ou q? peço alhos e oferecem bugalhos. tótós.

      Eliminar