2014/05/31

Robot espacial Dextre reparou-se a si próprio na ISS


Embora a imagem dos astronautas a realizar operações no exterior da estação espacial internacional seja algo que nos faz sonhar com a conquista do espaço, a verdade é que se tratam de operações bastante complexas e sempre com um grau elevado de risco. As operações no exterior são algo que melhor seriam feitas por robots, e o versátil braço robótico Dextre tornou-se agora no primeiro robot espacial a auto-reparar-se.

O Dextre foi instalado em 2008 e tem sido utilizado para fazer cada vez mais operações, incluindo a de agora substituir algumas das suas próprias câmaras. Esta operação, que noutros tempos poderia ter obrigado à saída de astronautas para o exterior, foi agora realizada inteiramente pelo próprio robot, substituindo uma câmara avariada e outra que começou a apresentar uma imagem pouco nítida.

Embora isto não signifique que os dias dos humanos no espaço estão a chegar ao fim (há ainda muitas operações que não podem ser feitas pelos seus manipuladores robóticos e que obrigam a recorrer a astronautas) indica que as tripulações se poderão concentrar em tarefas mais produtivas, evitando as saídas para simples operações rotineiras ou até - como agora foi demonstrado - para trocar câmaras no exterior da ISS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)