Não sei como se sentirão os alunos hoje em dia, mas no meu tempo havia uma boa parte deles que sentia um terror de morte daquela disciplina chamada "matemática", e que muitos argumentavam que não lhes iria servir para nada, pois não tinham qualquer perspectiva de na sua vida futura vir a precisar de fazer cálculos trigonométricos ou integrais, ou o que se viesse por lá aprender. Mas... e se olharmos para as coisas de uma perspectiva diferente... e de que tudo no nosso Universo é Matemática?
É isso que nos propõe Max Tegmark, um professor do MIT e que tem um curioso livro chamado Our Mathematical Universe: My Quest for the Ultimate Nature of Reality - e de cujo conteúdo poderão ficar com uma ideia vendo o pequeno vídeo que se segue. É daqueles tipos de livro que poderá muito bem fazer toda a diferença para alguém que está naquela fase de "decidir" se gosta ou não de matemática (ou mesmo que se limite a ser "dar uma hipótese para que se possa vir a gostar de Matemática" - ou simplesmente não a odiar apenas porque todos os seus colegas de turma o fazem).
Acho que será uma daquelas obras inspiradoras e que alguns futuros "génios" da Física, Matemática, e outras áreas, poderão vir a dizer "e tudo começou quando eu li um livro de Max Tegmark, que me deixou a pensar e me fez ter curiosidade em querer saber mais sobre... tudo!"
E como se formula, calcula ou mede um pensamento, uma ideia, um sonho, a fé, a inteligência ou a criatividade?
ResponderEliminar