2014/05/01

Velocidades de Internet ZON - vender gato por lebre?



A maioria dos clientes dos ISPs já terá sentido, por diversas vezes, que a velocidade de acesso à internet de que consegue desfrutar na realidade não coincide com aquela que é anunciada pelo operador e pela qual paga mensalmente. Por vezes isso poderá dever-se a condições pontuais... outras vezes, não se pode deixar de suspeitar que algo mais estranho se passa e que deveria merecer maior atenção por parte das entidades reguladoras.

Todos os operadores nos oferecem testes de velocidade que invariavelmente nos "comprovam" que a velocidade contratada está efectivamente a ser cumprida. Testes que em nada atenuam as frustrações de quem vê um resultado que lhe diz que tem 100Mbps de internet... e que depois não consegue ver um único vídeo do YouTube sem constantes pausas, e a aguardar demorados segundos para que uma simples página web se abra.

A própria Anacom disponibiliza um teste (que chegou tardiamente), mas que também de pouco serve para nos dar uma avaliação realista e contínua da ligação que cada cliente tem.

Felizmente... sou um dos muitos utilizadores do SamKnows, um projecto que visa monitorizar a analisar as verdadeiras condições de uma ligação à internet, e que na Europa trabalha em parceria com a Comissão Europeia para avaliar as mesmas. E é graças a esses relatórios mensais que o serviço disponibiliza para cada utilizador que me deparei com uma tendência bastante estranha.



Já nem vou reclamar pelo facto de estar a pagar por 100 ou 120Mbps e estar a ter apenas 92Mbps - vou usar esse valor como referência daquilo que espero ter. Como se poderá ver no gráfico do relatório de Abril, tudo estava normal até ao dia 11... mas subitamente e sem qualquer explicação, as velocidades desceram subitamente para metade.

E sim, se fizerem o teste usando as ferramentas do operador ou testes nacionais continua a apresentar os 90Mbits como se tudo estivesse "bem". Só que este gráfico que mostra as velocidades a metade vai de encontro ao que tenho sentido na prática ao aceder aos sites e serviços na internet no dia a dia, e que estão mais lentos do que era habitual.

E agora, em que ficamos? De um lado, um operador que nos garante que está a fornecer-nos 100Mbps e que usa o seu site de testes para o "comprovar"; do outro, um relatório de um projecto apoiado pela comissão europeia e que demonstra o contrário. E pelo meio, uma entidade reguladora que é especialista em dizer que este tipo de coisas não é da sua competência e que isso é algo que o cliente final tem que resolver com o seu operador.




P.S. Para além da velocidade de download, este serviço analisa muitos outros parâmetros da ligação, como as velocidades de upload, packet loss, latência, etc. Se se preocupam em saber se o vosso operador está realmente a cumprir com o serviço que vos é cobrado, aconselho-vos a juntarem-se ao SamKnows.

10 comentários:

  1. Eu à umas semanas recebi um mail deles para me mandarem o aparelho, já que usas pergunto, achas que não há problema, achas que é de confiança?

    Já li as "regras" e parece tudo bem em termos legais mas a realidade é que eles com isso têm acesso a tudo e mais alguma coisa em termos de informação de que sites andas etc.

    E em termos dos testes te afectarem a ligação? Notas problemas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo um programa feito em parceria com a FCC nos EUA e a CE na Europa, acho que se pode "confiar". A nível dos testes que faz, não se nota qualquer impacto no uso normal.

      Eliminar
    2. Carlos e em relação aos downloads ilegais de torrents e outro tipo de coisas, poderemos ter problemas se tivermos a usar isso?

      Eliminar
    3. ok Carlos, essa parte de afectar o uso normal era o que me importava mais até, sendo assim devo mandar o ok, sempre é mais um a fazer testes "contra" a zon.

      Eliminar
  2. Q tplink tens? O de portas 100mbits? Eu qd passei para íris pedi um equipamento samknows Gigabit.
    O teu limite a 90 vem daí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para comparação, está aqui o meu
      https://reporting.samknows.com/reportcard/html/154520/2014040120140430/8e23e7eec56592b4dcb48969b9523e5d

      Eliminar
    2. Nem me tinha lembrado disso... Já está pedido. Gigabit version a caminho.

      Eliminar
    3. eu qd foi do meu, "engaram-se" e mandaram vir um igual... fiz cara de burro... reclamei, e tive q esperar varios meses por falta de stock.
      mas pronto, agora é Gb

      Eliminar
  3. Há tempos também fiz figura de urso ao reclamar com a ZON por estar a pagar 120Mbps e só me estarem a chegar 92. O operador que me atendeu às tantas pergunta-me: "já verificou se a sua placa de rede suporta velocidades superiores a 100Mbps?"
    Tendo em conta que o único PC que uso em casa ligado por cabo de rede é uma peça digna de estar num museu, restou-me pedir desculpas pela reclamação infundada...

    ResponderEliminar