2014/10/06

RoomAlive é a evolução do IllumiRoom da Microsoft


O sonho de se ter um "Holodeck" como o que víamos no Star Trek é algo que continua a inspirar investigadores, e mesmo não se tendo ainda tecnologia para criar objectos palpáveis reais, no capítulo das imagens digitais a coisa vai-se aproximando cada vez mais, como nos mostra este RoomAlive.

O RoomAlive é um sistema que recorre a múltiplos conjuntos de projectores e Kinects, para assim conseguir ter uma visão (e campo de projecção) bastante mais alargado do que se poderia ter com um só projector. Depois... toda a sala se torna num campo de jogo, com o sistema a poder projectar as imagens nas superfícies 3D de forma correcta (pode até aplicar o efeito de perspectiva de modo a criar uma ilusão ainda mais realista para o jogador principal, do seu próprio ponto de vista.)


Não será de estranhar que este novo projecto tenha sido criado pelos mesmos investigadores da Microsoft que nos trouxeram o IllumiRoom. Só que neste caso o experimentalismo é algo um pouco mais distante do público, pois não me parece que houvesse muitas pessoas dispostas a comprar meia-dúzia de módulos projectores/câmaras 3D para este fim - embora a solução técnica de agregar a sua informação e combiná-la num único ambiente virtual/real seja interessante.

... Mesmo assim, acho que continuaria a preferir algo como o IllumiRoom, e que seria algo mais próximo de se tornar comercializável a curto prazo (bastaria um projector) - isto se entretanto não se tornar obsoleto com a chegada dos óculos de realidade virtual.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)