2014/10/25
Serviço Goo.gl do Google atacado por malware
Quem estiver a tentar aceder ao Aberto até de Madrugada usando os links no Twitter e outras redes sociais poderá ficar assustado ao deparar-se com o aviso de que o site que estão a tentar visitar contém malware. Mas não se assustem, pois o problema não é do Aberto até de Madrugada... mas sim do próprio serviço Goo.gl de encurtamento de urls do Google.
Aparentemente há atacantes que se conseguiram infiltrar no serviço, e assim ganharam acesso fácil a milhares de milhões de links que serão clicados, e nos quais poderão injectar conteúdos indesejados que coloquem em risco os utilizadores - seja em que site for. O caso é grave, e mostra bem os riscos que um serviço deste tipo coloca (mesmo sendo do Google).
Todos os links que actualmente usem o goo.gl receberão este aviso, e a alternativa - até que o Google corrija o problema - será visitar directamente os sites pretendidos sem ser por intermédio deste serviço de encurtador de urls. No caso do Aberto até de Madrugada bastará usarem um dos url directos: abertoatedemadrugada.com / abertoatedemadrugada.pt / aadm.pt .
Actualização: o serviço bit.ly também parece estar a sofrer o mesmo ataque. Falta determinar se isto vai acabar por ser um "bug" que esteja a penalizar todos os encurtadores de urls, ou se é mesmo um ataque em larga escala aos serviços mais populares deste tipo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)