2014/11/26

Dropbox testa "poupança de espaço" apagando as fotos locais no Carousel


Se o espaço na "cloud" poderá ser virtualmente ilimitado (desde que se pague) nos nossos smartphones e tablet isso dificilmente acontece. Para poupar espaço, o Dropbox está a testar um sistema para o Carousel que apagará as fotografias locais assim que estiverem guardadas em segurança na cloud.


O Carousel é o gestor de fotos e vídeos do Dropbox, e alguns utilizadores estão a receber a indicação de uma funcionalidade experimental que lhes permite eliminar as fotos locais após as mesmas terem sido sincronizadas para a cloud. Independentemente de acharem que já podem confiar (ou não) na cloud para manter os vossos dados em segurança, é mais um sinal que nos mostra que muito há ainda por fazer.

No futuro, imagino que as distinções entre ficheiros locais e remotos desapareça por completo - a MS ia no bom sentido com o seu OneDrive, que mantém atalhos locais ou thumbnails de tamanho reduzido (até aparentemente achar que isso é demasiado complicado para os seus utilizadores e querer retroceder para um método idêntico ao dos concorrentes de sincronização selectiva de pastas.

Mas até que isso aconteça, não sei se estarei ainda disposto a confiar no Dropbox para eliminar as minhas fotos locais - especialmente quando também conhecemos os riscos de usar o Dropbox como backup.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)