2014/11/19

Jolla Tablet com Sailfish é sucesso no Indiegogo

Não será fácil a uma nova plataforma conquistar o seu espaço neste mundo dominado pelo Android e iOS, mas isso não impede que a Jolla continue a tentar, agora com o seu Jolla Tablet com Sailfish 2.0 e que em menos de 2h superou o objectivo de 380 mil dólares.

O Jolla Tablet está a ser proposto por um preço promocional na ordem dos $200, e vem com um ecrã de 7.9" (2048x1536), Intel Atom quad-core, 2GB de RAM, 32GB de flash + SD, câmaras de 5MP e 2MP, e bateria de 4300mAh - características aproximadas (mas ligeiramente inferiores) ao do tablet N1 recentemente anunciado pela Nokia.

A grande diferença é que neste caso temos um tablet que vem equipado com o sistema Sailfish, que os seus criadores dizem gerir o multitasking de forma mais eficiente e intuitiva que os sistemas concorrentes - e que tem sido algo que os utilizadores muito têm pedido.

Tal como aconteceu com o smartphone (dos quais ainda não foram revelados números das vendas), a vantagem do Sailfish é permitir também a utilização de apps Android, que sempre facilita o processo de adopção por parte dos utilizadores e evita o habitual "síndroma" de não aderir a uma nova plataforma por falta de apps - e dessas apps não surgirem por não haver utilizadores suficientes para que se torne atractiva para os developers.

Será isto suficiente para fazer com que o Sailfish se assuma como plataforma viável? Pela adesão à campanha do Indiegogo, poderá parecer que sim; mas é preciso não esquecer que continuamos a falar de alguns (poucos) milhares de unidades... e que ainda muito terá que ser feito para que possam fazer frente às demais plataformas que se medem em (muitos) milhões.


4 comentários:

  1. "e que ainda muito terá que ser feito para que possam fazer frente às demais plataformas que se medem em (muitos) milhões."

    E se não, e se simplesmente pretender existir e dar uma opção as pessoas que querem um OS livre. E se isso bastar??

    Só porque medimos sucesso segundo os termos de alguns não quer dizer que seja o sucesso de todos.... Talvez as boas pessoas que trabalham na Jolla simplesmente queiram um buisness model que lhes permita acordar de manha e ir trabalhar sem viver das flutuações de humor de companhias muito (demasiado) verticais.

    ResponderEliminar
  2. A 10 horas do fim chegou ao goal#2 - 1.750.000 dollars

    ResponderEliminar
  3. Finalmente começou o envio:
    https://blog.jolla.com/jolla-tablet-operations/

    ResponderEliminar