2014/11/27

Legislador que quer "partir" o Google está ligado aos editores alemães


Lembram-se de eu vos ter dito que a "derrota" dos jornais alemães no caso contra o Google apenas seria um prenúncio de uma nova ofensiva no futuro? Pois bem, aqui está ela, e o objectivo é separar o serviço de pesquisa do Google dos seus restantes serviços, diminuindo o seu poder.

A proposta para esta obrigação de fragmentar o Google (e que parece estar prestes a ser aprovada) parte de um membro alemão do Parlamento Europeu, e por muito que não se queiram "ligar os pontos" torna-se no mínimo suspeito que este mesmo senhor - um tal de Andreas Schwab - também trabalha para a empresa de advogados que defendeu vários editores alemães na luta contra o Google.

Nos EUA, isto constituiria conflito de interesse e não seria possível, mas aqui na Europa parecemos ser mais adeptos de que a "seriedade" das pessoas não será afectada pelas suas potenciais ligações. Seja como for... da suspeita nunca se livrará, e pouco poderá fazer para assegurar que tenha tido total isenção nesta sua proposta.

Bem que seria agradável ver a internet livre de "politiquices"... mas infelizmente parece que não vai ser possível. Resta-nos a esperança de que a próxima geração de políticos, que conheceu a Internet desde que nasceu, possa fazer um completo "reboot" à classe política e ser mais adepta às mudanças (essenciais e inevitáveis, por muito que se tente adiá-las). Até lá, só nos resta ir combatendo da melhor forma propostas como esta - e a nossa famosa "PL118" em qualquer uma das suas novas roupagens ou versões.

2 comentários:

  1. Esse "reboot" não deve acontecer tão cedo.. Por muito que se renove com sangue da "nova geração", as políticas e costumes e interesses já estão tão enraizados que depois de entrar naquele círculo, é difícil ter outra visão que não a que eles querem que se tenha.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, se há país em que o conflito de interesses entre a política e os negócios privados existe, esses país é precisamente os EUA. Isso é tão patente que até é legal (lobbying)!

    ResponderEliminar