2014/11/27

Portátil Asus - as "pechinchas" tecnológicas em Portugal


A empresa que tantas "pechinchas" nos tem trazido parece não ter mãos a medir com as ofertas de que todos se deverão manter afastados, e agora temos mais um exemplo de que poderão recusar um desconto de 43% e ainda poupar mais de 400 euros.

Um dos nossos leitores não resistiu a partilhar connosco mais uma destas pechinchas indesejáveis que encontrou numa revista, e onde é prometido um fantástico portátil Asus de 15.6" com um desconto de 300 euros. Em vez de 998 euros poderão comprá-lo por apenas 698 euros.


Qualquer um de vocês rapidamente detectará que não se trata de nenhum negócio de interesse (a este preço), pois é um portátil com um Celeron dual-core, 4GB de RAM, ecrã de apenas 1366x768, placa gráfica integrada, disco de 500GB, enfim... o tipo de portátil pelo qual ninguém deveria pagar 698 euros.

Aliás, para se ter uma real noção da publicidade enganadora que isto é, bastará referir que este portátil pode ser encontrado à venda nas lojas, não por 698 euros, nem por 500 euros, nem sequer por 300 euros. Este portátil está disponível nas lojas, há meses, por apenas 269 euros!

Não sei se existem leis que impeçam empresas de inflacionar preços absurdamente para depois prometerem descontos exagerados - e mesmo assim cobrarem quase três vezes mais o valor de mercado de um produto. Mas se não há... devia haver.

9 comentários:

  1. lol 1000 euros? devia ser um i7 que saiu torto e transformou-se num celeron xD

    ResponderEliminar
  2. Publicidade enganosa não é crime?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se legalmente isto constitui "publicidade enganosa".

      Eliminar
    2. É burla e é crime, podem fazer queixa.

      Eliminar
  3. pelas minhas contas 998 euros menos 43% não dá 698. é muito estranho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. São as "percentagens invertidas". 698 + 43% dá os 998. Fica mais bonito assim que é um número maior da percentagem do que dizer que seria apenas 30%.

      Eliminar
  4. Por acaso, nunca encontrei um anúncio desses, que diga-se, são realmente sorriais... se bem que publicações impressas já não contemplem o meu hábito de leitura.

    Ainda assim, se encontra-se um anúncio desses em qualquer suporte, certamente faria chegar "uma cartinha"(devidamente estruturada), à direcção da publicação, para que fossem mais "honestos" quanto aos anunciantes permitidos... pois não só de valores monetários se deve pautar a "dignidade" de um qualquer director de uma publicação.

    Também faria chegar a devida "reclamação" às entidades competentes... ainda que fosse(certamente) em vão... :)

    Parabéns ao Aberto até de Madrugado por de certa forma denunciar estes "vendedores de banha da cobra"...

    ResponderEliminar
  5. Penso que será porque não perguntar à DECO?

    ResponderEliminar