2014/11/28

Nexus 6 sofre de burn-in rápido no ecrã?


O Nexus 6 pode ser um dos phablets mais desejados do momento (para quem suportar o seu tamanho), mas parece que há alguns utilizadores que já estão a ficar preocupados com a opção da Motorola em utilizar um ecrã AMOLED, devido ao burn-in.

O Nexus 6 tem um impressonante ecrã de 6" AMOLED quad-HD (2560x1440), mas mesmo com poucos dias de uso já começam a surgir algumas queixas quanto ao efeito "burn-in" no ecrã.

Sendo uma tecnologia em que os pixeis sofrem desgaste consoante a sua utilização, a apresentação de imagens de alto contraste durante muito tempo faz com que esse desgaste depois cause o aparecimento de "fantasmas" mesmo quando o ecrã apresenta outras imagens - um fenómeno idêntico ao que acontece com os monitores CRT, e que nas caixas multibanco faziam com que o "boneco" ficasse sempre "queimado" no ecrã e notoriamente visível mesmo quando se estavam nos ecrãs de publicidade ou operação da máquina.

Mesmo com as barras de estado transparentes no Android Lollipop, há muitas apps que continuam a usar barras de cor sólida, e temos também quase permanentemente os símbolos de home/back/apps exibidos no ecrã - criando as condições perfeitas para este tipo de problema.

O mais preocupante nesta situação é o facto de tal efeito já se começar a fazer sentir com apenas dias/semanas de utilização, o que nos faz imaginar como será daqui por uns meses/anos. Mas, ainda será necessário averiguar se este problema se está a fazer sentir de forma mais exagerado num pequeno número de equipamentos, ou se realmente afecta todos os Nexus 6. Se assim for, será mais um motivo para manterem o Nexus 5 durante mais algum tempo - ou considerarem a compra de um smartphone quad-HD com um LCD, imune a esse tipo de situações.

Se têm um smartphone ou tablet com ecrã AMOLED já com um ano ou mais, que tal se tem comportado neste aspecto?

4 comentários:

  1. Tenho um note 2 com dois anos e até agora a esse nível está impecável. Já foi duas vezes para garantia por problemas de bateria, sendo que desta última vez mandaram uma bateria nova.

    ResponderEliminar
  2. Galaxy Nexus com mais de 2 anos de uso diário intenso e até ver sem qualquer problema no ecrã ou outro qualquer.

    ResponderEliminar
  3. A Erica em tempos já falou neste problema em relação ao Galaxy Nexus, eu tive um durante 2 anos e praticamente não se nota nada no ecrã, só com uma cor clara e pouco brilho é que se nota um ligeira fantasma da barra dos botões da barra de baixo. Mas eu penso que isto seja um problema que afecte muito mais rápidamente quem use o brilho quase no maximo (talvez exponencialmente) pois os LED's normais com 0,5mA de consumo já dão alguma luz mas para se atingir o máximo de luz podemos ter que ir para valores de 50mA que não parece render 10x mais mas sim apenas 3x ou 4x mais mas deve provocar um desgaste maior encurtando drasticamente o tempo de vida útil do LED e reduzindo muito a autonomia da bateria... e como o Nexus 6 tem uma bateria jeitosa é mais fácil querer abusar do brilho sem pensar muito na autonomia... pode ser esse o prinmcipal motivo do problema, claro que no exterior podemos ter que puxar pelo brilho para se ver qqc, ou meter ao máximo para melhorar a fidelidade das cores. Depois poderá haver diferenças nos quimicos (penso que os LED's também usam uma especie de fosforo) que alguns podem ser mais imunes que outros (gerações diferentes..) é normal que a Samsung fabrique este OLED mas esteja a dar um produto de geração anterior para não competir ao nivel do Note 4 e para a Motorola conseguir ter ainda algum lucro.. mas o que aconselho é usarem o brilho sempre no minimo necessario, semrpe que possivel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ver videos (onde os OLED brilham) não tem problema puxar pelo brilho pois como é imagem a mexer e sem ricsos muito definidos não marca os pixels, antes pelo contrario pode ajudar a desvanecer marcas anteriores

      Eliminar