2014/11/28

UK continua a expandir lista de sites pirata bloqueados - agora incluindo sites privados


O Reino Unido continua a insistir na medida cosmética de bloquear os sites "pirata", e agora adicionar mais 32 sites à sua lista de censura, que terá que ser cumprida pelos seis maiores ISPs britânicos, e que incluem sites como o Demonoid, IPTorrents, WatchSeries, e outros.

Este medida chega no entanto com algumas variações, pois em vez de se limitar a perseguir sites com conteúdos ilegais disponíveis publicamente, inclui também sites de torrents privados, que disponibilizam torrents apenas para os membros. (Não que isso os torne menos ilegais... mas é uma alteração que revela que nem os sites "à porta fechada" escapam.)

Mas o mais preocupante no meio disto tudo, é que os ISPs já se fartaram de contestar estes bloqueios nos tribunais, e agora limitam-se a acatar estes pedidos - tornando o processo numa porta aberta para que as entidades de defesa dos direitos de autor comecem a bloquear todo o tipo de sites considerados indesejados, e já sabemos como os critérios destas entidades são de "bloquear, bloquear, bloquear".

Aliás, dá-se o caso de até eu ter levado recentemente com um pedido de remoção de um artigo no Um Dia Fui ao Cinema, de simplesmente estar a falar de um filme; e que depois do meu pedido de esclarecimento (porque motivo não poderia falar de um filme?!?) foi dito que efectivamente tinha sido um pedido errado, porque na altura que lá tinham passado, a publicidade do adsense referia qualquer coisa relacionada com downloads - e automaticamente rotularam o artigo/site como sendo "pirataria".

Triste actualidade esta onde em vez de terem que demonstrar que somos culpados de algo, temos que absurdamente justificar repetidamente a nossa inocência, à mercê destes senhores...


Quanto ao efeito deste bloqueio destes sites? Não me parece que demore mais que alguns dias (ou horas) para que todos eles tenham domínios alternativos para que os utilizadores britânicos continuem a poder utilizá-los. E isto se nenhum dos ISPs tiver coragem para oferecer um serviço de VPN gratuito aos seus clientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)