2025/01/26

Estacionamento automático da Tesla posto à prova na Europa

Como é que o modo de estacionamento automático "Auto Parking" da Tesla se dá com os lugares mais apertados, e as ruas estreitas, na Europa?

Esquecendo por momentos a eterna promessa do modo FSD de condução autónoma total, que está sempre "quase, quase" a ser lançado há anos, os Tesla têm outras funcionalidades que podem ser usadas desde já, e também na Europa. Uma delas é a capacidade de estacionar de forma automática, ao estilo do que muitos outros fabricantes também já oferecem. Mas, estando essa capacidade associada ao pagamento do pack "Autopilot Aperfeiçoado" de €3.800 ou pack FSD de €7.500, será que realmente vale o valor que é pedido?

Em muitos carros, o modo de estacionamento automático acaba por ser uma mera curiosidade que se testa uma vez e depressa se esquece, devido à sua lentidão e incapacidade de lidar com lugares apertados. Sendo a Tesla uma marca norte-americana, torna-se interessante ver como é que lida com as estradas e lugares apertados, como o que existem em grande parte das cidades e vilas europeias. O seguinte vídeo tenta levar o Auto Park da Tesla ao limite, colocando-o em cenários difíceis.


Existem inúmeros casos em que o Tesla reconhece lugares "criativos" de estacionamento, completamente desalinhados com o que seria pretendido; mas noutros casos, consegue estacionar em locais algo complicados. O maior problema continua a ser o tempo de todo o processo, que pode ser de perto de um minuto, que poderá parecer muito mais longo no caso de se ter algum veículo impaciente atrás. Ainda assim, não deixa de ser uma funcionalidade interessante para quem tiver dificuldade a fazer o estacionamento de forma manual - e estiver disposto a pagar 3.800 euros por isso (o pack Autopilot Aperfeiçoado também inclui "o Autopilot Básico, condução assistida iniciada pelo condutor em autoestrada, da rampa de acesso à rampa de saída, mudanças de faixa e ultrapassagens; Dumb Summon; e o Actually Smart Summon").

2 comentários:

  1. Eles consideram um lugar apertado com 2 metros de espaço a sobrar num Tesla? eu quando tirei a carta tinha de estacionar um Micra numa rua bastante inclinada em Lisboa em que a maior parte das vezes não chegava a ter 2 palmos de espaço. era ponto de embraiagem e muitas manobras para a frente e para trás com muito pouco tempo de reacção para passar do travão para o acelerador sem o carro descair.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Porto também era tradição ir estacionar numa rua bastante íngreme.. :D

      Eliminar