2014/11/01

Novo Gmail 5.0 para Android já segue o Material Design


A nova versão do Android está a chegar e o Google está a preparar-se a preceito para a sua chegada, actualizando todas as suas apps para que sigam o novo "material design" que vem melhorar substancialmente o aspecto das apps para Android. E agora, chegou a vez do Gmail.

A chegada do Inbox permitiu-nos antever que tal poderia ficar com Gmail com aspecto "5.0", mas a sua nova forma de lidar com o email é demasiado diferente para convencer aqueles que estão habituados a gerir o email à moda antiga. Agora, temos a possibilidade de ver que tal fica o novo design aplicado ao Gmail tradicional... e como seria de esperar, parece resultar em pleno.

Para além do seu aspecto mais moderno e fluido, este Gmail 5.0 para Android vem com novidades que vão para além do seu aspecto: a começar pelo suporte para múltiplas contas - permitindo usá-lo como app principal de email mesmo para quem não tiver Gmail - incluindo contas de Exchange. Agora é mesmo só esperarem que o vosso Android vos notifique de que esta actualização já chegou à vossa conta; ou, no caso de não gostarem de esperar, descarregarem o apk directamente de fontes alternativas (ter em atenção que se quiserem usar contas exchange precisam também deste apk adicional.)

Por norma, opto por esperar que a actualização me chegue vinda directamente do Google; mas desta vez, e como o Gmail é "aquela app" a que provavelmente dou mais uso; fui buscar o apk, e assim já lhe estou a dar uso sem mais demoras. Acho que está como seria de esperar, mas acho que teria sido melhor o Google dar-nos várias opções no "swipe", que agora só podemos configurar para eliminar ou arquivar - poderiam muito bem deixar configurar que num sentido fizesse uma coisa, e no outro sentido fizesse a outra; ou até apresentar diferentes opções no caso de um swipe mais "longo" (como a Apple fez na sua mail.app no iOS).

Agora só falta mesmo o Android 5.0... que supostamente começará a ser distribuído a partir do dia 3 para os Nexus.


1 comentário:

  1. muito bom, so lhe falta uma coisa... unnified inbox , e a unica coisa que falta

    ResponderEliminar