2014/11/10

SCR Screen Recorder dispensa root no Lollipop


Depois da captura de ecrã se ter tornado algo comum em todos os equipamentos mobile, muitos dão por si a pensar que fazer capturas de vídeo do ecrã é que era. Isso já é possível no iOS e Android mas obriga à ajuda de um computador, ou de ter acesso root nos equipamentos. Agora, com o SCR Screen Recorder, isso passa a ser mais simples no Android 5.0 Lollipop.

Graças às novas API do Android 5.0, as apps passam a poder aceder ao conteúdo do ecrã sem necessitarem de truques (neste caso, o acesso root), facilitando o processo da captura de ecrã em vídeo directamente no próprio equipamento. E é precisamente isso que podem fazer com a mais recente versão do SCR Screen Recorder.

O SCR Screen Recoder está disponível numa versão gratuita, com limite de gravação de 3 minutos e com watermark no vídeo; e uma versão Pro, por €0,98, sem qualquer limitação.

O preço reduzido (anteriormente a app era bem mais cara) dever-se-á certamente ao facto de que, sendo agora possível fazer isto de forma oficial, não deverá demorar muito para que surjam dezenas (centenas?) de apps a fazer o mesmo, muitas delas gratuitas (e com publicidade), e assim aproveitar esta última oportunidade para ganhar alguns euros extra. De qualquer forma, para quem precisar desta funcionalidade já (e não esquecer que só funciona em Android 5.0, que de momento ainda está disponível num número muito reduzido de equipamentos), é um valor que nem dá que pensar.

... Interrogo-me também sobre quanto tempo demorará até que comece a surgir malware que tente dar uso a esta nova funcionalidade para tentar apanhar dados sobre os utilizadores.

1 comentário:

  1. Sony Xperia Z3 Compact já faz isso com Android 4.4.4 sem root.

    ResponderEliminar