2014/12/05

A evolução do Android ao longo dos anos


Hoje em dia o novo Android 5.0 Lollipop pode ser um dos mais polidos e bonitos sistemas mobile de sempre, mas nem sempre foi o caso. Lembram-se de como eram os primeiros Android, no "distante" ano de 2008?

É quase inimaginável pensar que houve um tempo em que o número de equipamentos Android se limitava a um e um só: o HTC Dream, que durante muitos meses foi o único Android disponível no mercado. A esse Android 1.5 Cupcake, foram-se sucedendo as versões e os melhoramentos. Em 2009 chegava o Android 2.0 Eclair com navegação turn-by-turn; em 2011 o  Android 3.0 Honeycomb que marcou o salto para os tablets, e rapidamente suplantado pelo Android 4.0 Ice Cream no final do ano; até finalmente se chegar, em 2014, ao nosso bem conhecido Android 5.0 Lollipop.

Se esta evolução parece natural e óbvia ao se olhar para trás, olhando para o futuro as coisas deixam-nos com maior curiosidade que nunca. Até agora, sabia-se que ainda havia muito por fazer para transformar o Android num sistema visualmente "atractivo" - coisa que foi plenamente conseguida com o Lollipop - mesmo se seguramente haverão ainda alguns detalhes a limar. Mas com este objectivo atingido, qual será o rumo para o futuro?

Das coisas que me parecem óbvias, poderemos esperar uma melhor integração e gestão de "multi-dispositivos", quer sejam wearables ou outros equipamentos mobile (e não mobile também). Mas o que imaginam vocês para o futuro a médio prazo do Android?


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)