2014/12/05

Voo de teste da Orion correu sem incidentes


Embora a ISS nos possa fazer pensar que a ida ao espaço é algo rotineiro, a verdade é que há décadas que o Homem não se aventura a mais que umas poucas centenas de quilómetros da superfície terrestre. A Orion é a nave que pretende mudar isso e hoje superou a sua primeira prova de fogo.

Para uma nave espacial que no futuro deverá levar astronautas até Marte, a Orion poderá parecer visualmente modesta. Em vez de adoptar um design tipo Space Shuttle ou de naves vistas nos filmes de ficção, é usado um simples formato de cápsula que nos faz recordar os tempos da missões Apollo.

Mas, aspecto visual à parte, a Orion já foi lançada para o espaço hoje, até quase 5800Km de distância do nosso planeta, e depois procedendo à violenta manobra da reentrada, em que teve que enfrentar temperaturas superiores a 2200ºC no processo de desaceleração que reduz a sua velocidade de 32.000Km/h para 480Km/h, velocidade a que os seus para-quedas já podem tratar do assunto para garantir uma amaragem em segurança.

É o primeiro de muitos outros testes que irão ser feitos ao longo dos próximos anos, para validar que a Orion é capaz de transportar pessoas com a máxima segurança que for humanamente possível garantir. Se tudo correr bem, a Orion levará astronautas até um asteróide em 2025, e para 2030 o grande salto para deixar a primeira pegada humana no solo marciano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)